BTT- Anotações

Quando lês, escreves nos teus livros? Fazes anotações? Sublinhas?


________________________________________________________________________________

Eu faço isso tudo, anotações, sublinhados, dobro as páginas em cima e em baixo... um autêntico horror. Já me disseram, em tom de brincadeira, que a minha "biblioteca" não vale nada!

13 comentários:

    On 05 abril, 2014 Vasco disse...

    Eu só assino na primeira página. Mais nadinha.

     

    Eu coloco SEMPRE a data da aquisição do livro (manias), depois tenho SEMPRE post-its super coloridos e transparentes e vou colando ao longo do livro em passagens que quero recordar ou em certas frases, eventualmente escrevo nos ditos coloridos, mas sou incapaz de escrever no livro, ou dobrar páginas, ISSO NUNCA :)))

     
    On 05 abril, 2014 Marizei disse...

    Eu não ..
    leio apenas, o livro fica intacto!

    nunca pensei em riscar sublinhar e coisas afins :))

     

    Não,eu respeito os meus livros!Gosto deles sempre bonitinhos,como novos ,sem cantos dobrados,etc...
    Sempre me ensinaram que os livros são os nossos melhores amigos!

     
    On 05 abril, 2014 Argos disse...

    Olá Paula,

    Eu não faço anotações, não sublinho os livros nem dobro as páginas. O único acidente que os meus livros sofrem é ficarem um pouco "desconjuntados" de tanto serem manuseados!
    Mas confesso que gosto de ler um livro com anotações nas margens. O gostinho ficou depois de ter lido "Kurika" de Henrique Galvão. O livro pertence à minha avó e fiquei a conhecer a faceta de professora que ela nunca mostrou aos netos :)

    Abraço grande e obrigado pelo comentário no meu dia!

     
    On 06 abril, 2014 ? disse...

    Como não vale NADA se a tua identidade ficou marcada em cada livro??

    Eu não consigo. Meus livros estão tão novos que muitos parecem até que não foram lidos! (por favor ler aqui: http://possofalardelivros.blogspot.pt/2012/10/tess-gerritsen-books.html )

    Fui educada a preservá-los. A não escrever nem sequer nos manuais de estudo - a menos que fosse para tal. A usar somente lápis e nunca caneta. No entanto defendo que um livro é para ser CARIMBADO com a identidade do leitor. E no entanto, não só não os sublinho, como não abro em demasia, não vinco cada virada de página, não dobro pontas para marcar as pausas na leitura e nem colocar meu nome neles consigo. E tudo isto acho que se deve fazer. Talvez um dia.

     
    On 06 abril, 2014 Isabel disse...

    Quando os compro, costumo por o nome, a data da compra e se é fora de CB, até o local. Anoto sinónimos nas páginas onde me surgiram as dúvidas e no final do livro anoto as páginas em que algo me interessou mais, ou escrevo citações. Tudo isto a lápis (bem afiadinho, de preferência!).
    Antigamente escrevia o nome e data de compra a caneta e até tenho alguns que têm o meu nome carimbado em duas páginas (foi numa altura em que me ofereceram o carimbo). Dobrar os cantos, não costumo, mas já aconteceu.
    Os livros não ficam estragados, mas ficam com a minha marca. Acho que os livros são para ser vividos, mas não quer dizer que os estrague.
    Fico até muito aborrecida se mos estragam. Actualmente, raramente empresto livros.
    Não sei se tudo isto desvaloriza os livros, mas como também não tenciono desfazer-me deles...

    Bom domingo!

     
    On 06 abril, 2014 Sara disse...

    Eu faço isso tudo: dobro os cantinhos quando não tenho marcador á mão, sublinho (antes até o fazia a caneta), escrevo nas margens...Não me faz confusão nenhuma. É sinal que pessoa gostou do livro...Acho que uma biblioteca assim vale muito :)

     
    On 06 abril, 2014 redonda disse...

    Gosto de pôr a data e o local onde os comprei ou me ofereceram porque quando era pequena, encontrava essa anotação nos livros do meu pai e isso fazia-me sonhar sobre os sítios e ocasiões onde ele os tinha arranjado. Houve uma altura em que não punha o meu nome porque pensava que os livros deviam pertencer a todos, depois comecei a ficar mais possessiva e de resto gosto que pareçam novos, sem nada mais escrito, nem marcas...

     
    On 07 abril, 2014 Vasco disse...

    Ei, ó Paula, o pessoal que defende "não me toca" (no livro, claro) está em maioria. O que não me surpreende.

     
    On 07 abril, 2014 Dulce disse...

    Olá Paula,
    Eu não escrevo anotações, detesto folhas dobradas etc... nos meu livros pode eventualmente ter um folha de anotações por lá perdida, mas nos livros não escrevo.:)
    Os meu queridos livros estão um pouco estragados porque há uns anos tive um incêndio em casa e o fumo deixou as suas marcas, mas não gosto de escrever nos livros.
    Bjs
    Dulce Barbosa

     
    On 07 abril, 2014 Paula disse...

    Vasco,
    :)
    pois, eu cá gosto deles escritos, manuseados, com aspecto de que foram bastante usados :P
    Mas entendo todos os que gostam deles como novos :)

     
    On 07 abril, 2014 Vasco disse...

    Eu não me poupo quanto a manuseá-los, mas não escrevo no texto. :)

    O incêndio é que não calhou nada bem, Dulce :(

     

Blogger Templates by Blog Forum