Pedro Guilherme-Moreira é um dos autores mais promissores do nosso país. É diferente e arrojado. Pudemos constatar isso mesmo no seu primeiro romance "A Manhã do Mundo" e estamos certos que ficaremos surpreendidos com a ficção lançada há poucas semanas "Livro sem Ninguém".
Aqui está a escolha do escritor portuense, detentor de uma alma imensa.


"Relendo "O meu pé de laranja lima", envergonhado. O meu primeiro livro "a sério", não infantil nem juvenil, que eu levava pelos corredores do colégio para ter força e me sentir menos sozinho aos doze anos. O Zezé
era o meu tronco e falava comigo. Tenho vergonha de não ter relido antes, porque está cá tudo, e até parece simples. Comove e faz rir a cada página. Eu não sabia chorar como crescido antes do Mauro mo ter ensinado. Tem um poema ao pai que é uma merda, dizia o pai. Eu queria concorrer com ele a um concurso literário que também era para crescidos. Era preciso passar à máquina, mas o pai negou, que o poema era uma merda. Eu lia e relia e parecia-me bem, eu era um rio e o pai estava na foz. Passei-o à mão com o joelho no paralelo e a folha sobre um banco de cimento e pedi ao júri dispensa de forma. As lágrimas corriam, eu pensava que ainda eram lágrimas de menino, mas o Mauro, o Zezé e, principalmente, o tio Edmundo, disseram que era direito fundamental, que qualquer homem choraria nessa circunstância. Não quero contar muito mais, para já. Apenas que quem ganhou aquele concurso literário de crescidos foram dois meninos ex-aequo: um de treze anos que se chamava Paulo Rangel, e um de doze que se chamava eu. Eu levava "O meu pé de laranja lima" na mão quando fui receber o prémio."


Pedro Guilherme-Moreira

5 comentários:

    On 13 março, 2014 Paula disse...

    Os livros têm muita força e este em particular parece que tem uma força imensa!
    Ainda não o li, mas vou ler!
    Parabéns por ter ganho o concurso e principalmente por ter acreditado no que tinha escrito!

     

    obrigado, Paula :)

     
    On 13 março, 2014 Vasco disse...

    Excelente texto.

     

    "Pé de laranja lima" é um livro que já li há bastante tempo e do qual trabalhei vários excertos com os meus alunos.
    Apraz-me imenso vê-lo ,agora, soberbamente apreciado por este excelente escritor Pedro Guilherme Moreira.A sua análise concisa demonstra uma capacidade invulgar de transmitir com mestria o que pensa e sente sobre uma outra obra ,um outro escritor.

     
    On 13 janeiro, 2017 Dulce disse...

    Eu reli este belo livro em 2016, e tal como na minha adolescência tornei a chorar e a rir com o Zezé e o seu Portuga.
    Li-o num dia e não pude ler mais nada nos 2/3 dias seguintes porque o Zezé ainda habitava em mim, na minha alma.
    Bjs

     

Blogger Templates by Blog Forum