Opinião:
Amor e liberdade de Germana Pata-Roxa é supostamente um livro de contos. Supostamente porque ao longo da leitura e tal como diz na sua sinopse alguns contos (uns mais do que outros) estão interligados.
O primeiro conto, retracta uma história cuja acção se passa no futuro. Um futuro em que a população será fortemente atingida. Um futuro que a mim pareceu assustador, onde a nostalgia permanece, mas a necessidade de seguir em frente, remar de acordo com a corrente é permanente! Os mais jovens estão mais receptivos à mudança, as gerações anteriores nem tanto! Porém, a consciência nem sempre está de acordo com as acções, daí que o pensamento, muitas vezes, fuja para o que é realmente correcto ou para o que julgamos ser o mais acertado.
Na minha opinião, de todos os contos presentes nesta obra, assim como as outras obras que tive oportunidade de ler do autor, este primeiro conto teve um registo diferente! Gostei e soube-me a pouco. Se o autor o desenvolvesse daria uma excelente estória.
Ao avançarmos na leitura, é notório que os contos estão relacionados e ainda bem que assim é, pois gosto das histórias com algum desenvolvimento para poder apreciar devidamente!
A escrita de Fernando Évora, é sem dúvida uma escrita que caracteriza o povo – o povo na sua essência. A forma como o faz é excelente, o apelo à reflexão é uma constante e o humor (de forma muito subtil) está presente em cada parágrafo!
Fernando Évora é um grande contador de histórias, histórias estas que pretendem realçar a condição humana em todas as suas vertentes!
Parabéns ao autor por mais esta obra! Excelente!

Pode ainda ler:
*Participação do autor na rubrica "O Livro" aquele que para mim é únicoO Livro de San Michele, Axel Munthe

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum