Opinião:
Esta é uma obra de Susanna Tamaro. Fala-nos de Leopoldo, um menino que detesta os livros. Os seus pais são viciados na leitura e querem a todo o custo que o filho também ame os livros da mesma forma. No entanto, os pais de Leopoldo não incentivam a leitura, apenas a impõem como uma obrigação diária!
Certo dia, o nosso personagem, foge de casa para escapar às exigências que já se tinham transformado em pesadelos nocturnos.
O percurso que Leopoldo faz entre a fuga de casa e o regresso a esta, opera mudanças significativas no que diz respeito ao conceito que tem dos livros.
Ao finalizar esta leitura, senti que faltava algo mais a esta história, na minha opinião está um tanto mal explorada. Tudo se passa de forma rápida e linear tornando-a pouco real. Falta também aquele toque de magia ao qual Susanna Tamaro já nos habituou.

Sinopse: No dia em que Leopoldo fez oito anos, os pais ofereceram-lhe dois livros, tal como acontecia em todos os aniversários desde que tinha nascido! Leopoldo sentiu-se tão triste e infeliz... não gostava mesmo nada de ler. Sempre que tentava fazê-lo, as letras começavam a misturar-se umas nas outras numa grande confusão de rabiscos pretos sem qualquer significado. Mas os pais não entendiam o seu problema e insistiam tanto para que ele lesse que um dia Leopoldo decide fugir de casa! É então que conhece alguém muito especial, um grande amigo, que descobre o que realmente se passa com ele e juntos começam a partilhar muitas e muitas páginas de aventuras, sonhos e fantasia

7 comentários:

    Olá Paula!

    Eu há muitos, muitos anos que não leio Tamaro.

    Li uns livros dela e achei-os todos parecidos, tipo, encontrou um estilo que lhe deu sucesso e toca a utilizar a mesma formula nos restantes. Posso estar enganado, mas sempre fiquei com essa ideia.

     
    On 28 janeiro, 2012 Paula disse...

    nlivros,
    O ultimo que li da autora foi "Tobias e o Anjo" e sinceramente gostei. Concordo contigo quando referes da formula, mas neste faltou a formula, que confesso daria um toque especial à história.
    Abraço

     

    Paula,
    depreendo das tuas palavras que Tamaro sim mas este livro não.
    Essa resposta ao Iceman, lembrando-me da nossa conversa sobre JRS/Dan Brown, deu-me a sensação que este livro da autora é como um Dan Brown sem suspense... sobra pouco.
    Será isso?
    ;)

     
    On 28 janeiro, 2012 Paula disse...

    André Nuno,
    Este é um livrinho para os nossos leitores de palmo e meio, e penso que os nossos meninos mereciam melhor :)
    E sendo de Susanna Tamaro também eu esperava muito mais.

     

    ;)
    Muito bem, Paula.
    (Nem tinha reparado... UPS!)
    LOL

     

    Olá!

    Eu também já passei a "fase da Susanna Tamaro". Concordo com o "nlivros", lendo dois ou três livros dela, ao ler os seguintes - é mais do mesmo. Tenho vários livros dela por ler... estou à espera da vontade...:)

    Quanto a "O Menino que não Gostava de Ler", temos que partir do principio que é um livro infantil ou juvenil, nessa perpectiva até achei giro. Concordo contudo com a opinião de que poderia ter sido uma ideia mais explorada e desenvolvida.

     

    bem so andre mendes e hoje li este livro e gostei bastante porque esplica muito bem e nao diz mal de segos etc quando aparecem esses deficientes na minha turma gosa mas eu nao porque respeito tanho 8 anos so de castelo branco

     

Blogger Templates by Blog Forum