"Um dia a terra encontrou outro planeta e começou a conversar com ele. O outro planeta disse-lhe: "Oh, estás com mau aspecto. Passa-se alguma coisa?"
A Terra respondeu-lhe: "Estou doente, apanhei o Homem."
O outro replicou: "Não te preocupes, isto desaparece sozinho"
(Anedota de astrónomos) pág 47
Opinião:
2012 – Cenários Para o Fim do Mundo, é um livro que desmistifica as profecias que ditam que o mundo acabará em 2012. Em traços muito gerais, este livro explica e expõe a Civilização Maia e o seu calendário, no qual o ano que anuncia o fim do mundo é 2012.
Didier Jamet e Fabrice Mottez, falam-nos e alertam-nos também para outras catástrofes que os profetas terão na manga caso em 2012 nada aconteça.
De acordo com os autores do livro, (sendo um jornalista e o outro investigador de astrofísica) uma das causas para o receio que as pessoas sentem é fruto das informações erradas que proliferam pela net e do visionamento dos filmes que chegam ao cinema . O mundo terá o seu téminus sim, mas não será em 2012.
É um livro bastante claro que usando uma linguagem bastante acessível dá-nos informação científica que corrobora as especulações de que tanto se fala.

Sinopse:
21 de Dezembro de 2012. Será essa a data do fim do mundo? O rumor circula pela Internet incentivado pelo filme 2012, de Roland Emmerich, segundo o qual estaríamos à mercê de um corpo celeste gigantesco, da inversão do campo magnético terrestre, de uma enorme intensificação da actividade solar, entre outras possibilidades.
A obra procura analisar essa hipótese com base no conhecimento científico actual. Porém, à semelhança do que aconteceu noutras eras, remete-nos para possível ocorrência de outros cenários ainda piores, os quais afectaram a sobrevivência de espécies inteiras.
Os autores procuram esclarecer o nosso futuro à luz destes acontecimentos do passado, bem como de fenómenos astronómicos raros e intensos que não deixam de constituir uma ameaça para o planeta, como, por exemplo, a explosão de uma supernova.
Conseguirá a ciência determinar com exactidão a data do fim do mundo? 2012 será o nosso último ano? E, se não for 2012, poderá esse terrível acontecimento suceder em breve?

Didier Jamet é jornalista na área da ciência e autor de várias obras sobre o tema.
Fabrice Mottez é astrofísico no laboratório Univers et Théories (LUTH) no Observatório de Paris-Meudon/CNRS.
Ambos participam no website dedicado à actualidade da astronomia: http://www.cidehom.com/

2 comentários:

    Paula, gostei de ler. Não estranhe o meu silêncio! Um abraço!

     

    Olá

    Sou professora de uma escola estadual e estou aqui lhe convidando para conhecer nosso blog de LIBRAS – VEJO VOZES, onde o nosso objetivo é expandir a Língua de Sinais, pois somos escola pólo para atendimento da pessoa com deficiência auditiva.
    Se você tiver um tempinho e interesse pelo assunto, venha nos visitar. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos

     

Blogger Templates by Blog Forum