Livro - José Luis Peixoto


A minha opinião:
Normalmente, quando leio algo de José Luís Peixoto nunca sei bem o que escrever, porque até ler "Livro" os seus livros sempre me tocaram de forma especial e sinto que não consigo expressar o que me vai na alma.
No entanto e infelizmente, sei o que escrever sobre "Livro": desiludiu-me :( não me cativou como todos os outros do autor.
JLP é um dos meus autores de eleição, gosto do seu estilo de escrita, uma prosa poética em que o tom dramático está carregado de sentimentos que nos tocam de forma especial. É impossível ficar indiferente.
Se nunca tivesse lido nada do autor, ia gostar desta obra, mas conhecendo alguns dos seus livros anteriores como: Cemitério de Pianos, Morreste-me, Nenhum Olhar... sinto que a diferença de estilo neste "Livro" que contrasta com a que nos tem habituado não lhe favoreceu, mas esta é simplesmente a minha opinião e vale o que vale.
"Livro" fala-nos da emigração portuguesa para França e tudo o que isto implica, a saudade da terra, dos amigos, a habituação a um país novo, as dificuldades da adaptação. Fala-nos também de amor e da força de um sentimento verdadeiro... mas já não houve quem nos falasse de emigração e de amor? Falta em "Livro" o toque especial de Peixoto que o distingue de todos os outros autores!
O final do livro consegue surpreender, mas fica longe de ser uma obra única e especial como José Luís Peixoto nos tem habituado.
Talvez eu tenha partido para a leitura deste "Livro" com expectativas muito altas. O passado de JLP como escritor e o Marketing fizeram com que este livro estivesse "condenado" ao sucesso mesmo antes de chegar às livrarias!
.
Classificação: 3/7 Razoável

6 comentários:

    ... Não me digas Paula, tenho este livro na fila de espera devidamente autografado, aquando a vinda do autor aqui pela minha terrinha e das criticas que tenho ouvido, esta foi a que mais se afastou, mas vou esperar a altura mais oportuna para o ler.
    Espero que tenhas gostado da entrevista no Página, agradeço-te imenso por isso, por vezes quando não conhecemos as pessoas pessoalmente vamo-las imaginando a nossa maneira tal como nos livros, foi muito agradavél descobrir o teu outro lado. muito obrigado. beijinhos.
    Nuno.

     

    Admiro imenso essa frontalidade, Paula. Os livros não são "vacas sagradas" e temos todo o direito de não gostar.
    Eu gostei imenso do livro mas compreendo perfeitamente a tua opinião. Nesta obra Peixoto optou por um estilo do qual se adora ou detesta. Aquilo não tem meio termo.
    A primeira parte é um tanto neo-realista e a segunda é uma criação artística. E há criações artisticas de grandes mestres que eu também detesto; acho isso normal :)

     

    Eu confesso que nunca li nada de Peixoto.

    Não sei porque mas parece-me um escritor assim a modos que pró chato... tipo zzzzz...

     

    Não é, não, Iceman... tem uma escrita muito poética! Leste o "Morreste-me"? É um livro muito triste mas é poesia pura, em forma de prosa.

     
    On 14 novembro, 2010 cris disse...

    Pois, ler é mesmo assim! Vê lá que eu não consegui acabar o "Nenhum olhar" e a este dei 5*. Gostos! É isso que faz a leitura e é por isso que gostamos de ler...
    http://otempoentreosmeuslivros,blogspot.com
    Boas leituras!

     

    tenho alguma curiosidade em relação ao autor... nunca li nada dele...

    Quando "O Livro" saiu quase que o comprei... No entanto, pela tua opinião, talvez deva começar por um outro!..

    Boas leituras*
    Estrela

     

Blogger Templates by Blog Forum