Título: Memórias dos Dias Sem Fim - o amor, o sentir das gentes a crueza da guerra colonial de África
Autor: Luís Rosa
Editora: Editorial Presença
Páginas: 264
Colecção: Grandes Narrativas Nº 453
Preço Com IVA: 15, 80 €
ISBN: 978-972-23-4269-8











Data de Publicação: 3 de Dezembro 2009

NOVO ROMANCE HISTÓRICO DO CONCEITUADO LUÍS ROSA
.
Com a publicação de Memória dos Dias sem Fim, o novo livro de Luís Rosa, o romance histórico português rasga novos horizontes, simultâneamente mais vastos e profundos, reveladores da própria dimensão humana. É a realidade da guerra em toda a sua desconformidade e falta de sentido, capaz de denunciar as muitas faces ocultas do homem, desnudando-o e mostrando-o como realmente é – sofredor, idealista, solidário, cruel. Mas, patentes nestas páginas de grande intensidade psicológica e sociológica, estão também outras realidades - as culturas, comportamentos e mentalidades da sociedade guineense que permeiam o quotidiano da guerra, a solidariedade que a crueza das circunstâncias comuns faz surgir entre negros e brancos, ou ainda a amizade incondicional que nasce espontâneamente entre irmãos de armas. O sentimento intenso do absurdo da guerra narrado por quem o viveu na primeira pessoa, a manifestação de um homem oculto que se expressa na luta pela sobrevivência no horizonte intenso dos dias sem fim.

O primeiro romance de Luís Rosa, O Claustro do Silêncio, foi desde logo a sua consagração, ao ser distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira. Seguiu-se-lhe O Terramoto de Lisboa e a Invenção do Mundo, que a crítica não deixou passar sem elogiosas referências e o público esgotou, numa primeira edição, em menos de um ano. O Amor Infinito de Pedro, Inês e Bocage – a Vida Apaixonada de Um Genial Libertino e O Dia de Aljubarrota receberam por parte do público e da crítica o mesmo entusiástico acolhimento. Luís Rosa é natural de Alcobaça, e licenciou-se em Filosofia e, mais tarde, em Gestão. Trabalhando na área de gestão de uma grande empresa portuguesa, desenvolveu também uma intensa actividade como docente universitário. É membro da Academia Portuguesa de História.

3 comentários:

    Tens 3 selinhos à tua espera no Refúgio dos Livros :D

     

    Irei procurar este livro- Memórias dos Dias Sem Fim. Tenho um profundo respeito por todos os nossos combatentes do ultramar, talvez porque, eu próprio, tenha estado às portas da guerra, e lhe tenha conhecido alguns dos contornos. Muito mais do que se possa imaginar, ainda hoje em dia, por esse Portugal, homens sofrem profundamente com o síndroma da guerra. Dias há em que a continuam a viver com intensidade, tal foi a brutalidade psicológica a que estiveram sujeitos.

    Paula,obrigado pela sugestão.

     

    Diana Barbosa,
    Obrigado pelos selos :)
    Um abraço

    Poeta do Penedo,
    ...dias sem fim...os dias que foram e sempre serão na memória daqueles que lá estiveram...
    Um abraço.

     

Blogger Templates by Blog Forum