Lolita - Vladimir Nabokov


O romance começa com a famosa frase:

“Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade”

“Humbert Humbert é um professor de meia-idade e Lolita, a filha da sua senhoria, é uma jovenzinha de doze anos perturbadoramente bela e provocante. Com estes elementos foi construída a história da obsessão amorosa mais famosa do século XX, um apaixonante romance de amor que abala todas as consciências ao destapar a poderosa e “perversa” atracção que podem exercer as denominadas “ninfitas”. Este itinerário desenfreado pelas estradas da loucura e da morte que mergulha nas paixões humanas até as levar ao extremo, é também um retrato devastador dos Estados Unidos de meados dos anos cinquenta, com os seus horrores suburbanos e a sua triunfante subcultura”

O que eu achei:

Uma obra sem dúvida que polémica pelo tema em questão: pedofilia e pela forma que este é abordado no romance.
Para mim, “Lolita” foi um romance de leitura diferente. Diferente no sentido de “brincar” com o leitor a ponto de me confundir e de, por vezes, ficar sem saber o que pensar…
Comecei com uma opinião que julgava fixa e ao longo do romance fui ficando mais flexível acerca da opinião em questão. A escrita de Nabokov é genial e existe muita informação nas entrelinhas, daí que é uma leitura que requer alguma atenção
Achei o início do romance muito bom muito cativante e apelativo à leitura compulsiva, mas à maneira que o romance avançava confesso que a leitura se tornou um pouco entediante…
O romance do escritor russo Vladimir Nabokov, teve a sua primeira publicação em 1955 depois de ter sido recusado, várias vezes, por diferentes editoras. Se ainda hoje é um romance que levanta polémica, imagine-se nos anos 50.

Uma leitura muito interessante, cujo tema principal pode ser analisado por diferentes pontos de vista.
Classificação: 5/6 - Muito Bom

9 comentários:

    On 16 maio, 2009 Totoia disse...

    Gostei e vou voltar.

    Boas leituras.

     
    On 17 maio, 2009 Bia disse...

    Oi Paula.
    Comecei a ler Lolita há muito tempo atrás, mas parei na metade.
    Achei cansativo, apesar de ter uma boa história.

    Mas que bom que você gostou!

    Bjs

     

    Passo a "correr", só para te deixar um abraço e dizer que tens um "miminho" no meu blog.

     

    Lindas postagens vc tem aqui! Adorei. A leitura realmente é uma janela por onde saímos em busca de emoções!!!
    Marcia

     
    On 20 maio, 2009 Tétis disse...

    Olá Paula

    Penso que já aqui tinha deixado o meu comentário mas não o consigo ver. Possivelmente penso que escrevi, era essa a minha intenção, e acabei por não o fazer!...

    Era para dizer que "Lolita" é um dos bons romances de Nabokov que, como bem dizes, levantou e continua a levantar grande polémica devido ao tema abordado.

    Gostei de o ler, embora não seja (na minha opinião) daqueles livros que queiramos reler...

    Beijos amigos.

     

    Ainda hoje estive com este livro na mão !
    Da próxima vez trago-o comigo ! ;)

    Bjinhos

     
    On 20 maio, 2009 Argos disse...

    Comecei a ler este livro há alguns anos e não terminei a leitura, reconheço que talvez não houvesse maturidade suficiente da minha parte.
    Mas agora fiquei com vontade de o ler e descobrir o que a leitura me faz sentir.

    Obrigado e um abraço

     
    On 20 maio, 2009 Paula disse...

    Rute Oliveira:
    És sempre bem vinda :)

    Livros da Bia:
    É um tanto pesado, mas vale a pena :)

    Teresa Santos:
    Obrigado :)

    Cristina e Márcia:
    Obrigado :)

    Tétis:
    Olá Tétis, relamente já tinhas deixado um comentário, mas foi numa outra postagem que fiz sobre a leitura conjunta deste livro :)
    Entendo o que dizes sobre a releitura do livro :)

    Butterfly:
    Olá :)
    Acho que se leres o livro, vais gostar...

    Argos:
    Olá Argos, depois de leres deixa aqui a tua opinião, tenho curiosidade :)

    Abraços a todos!!

     

    Oi descobri o blog pelo Boa Baltazar!

    E adorei, gosto muito de livros e em meu blog tenho uma seção (Livros) dedicada a comentários sobre os de auto ajuda, já que meu blog é de desenvolvimento espiritual.


    Virei aqui depois com mais calma para ler as resenhas e dicas de livros!

    Abraços!

     

Blogger Templates by Blog Forum