JONATHAN STRANGE E O SR. NORREL


O romance de Susanna Clarke, Jonahan Strange e o Sr. Norel, é um romance rico em pormenores. Clarke levou 10 anos a escrevê-lo. Devido a toda a magia presente no livro, chamaram-no o "Harry Potter" para adultos.

Li e adorei. Somos levados a Inglaterra e à sua "magia" até então adormecida. Pois, já não se praticava magia em Inglaterra, apenas se falava sobre ela e quando o faziam já ninguém tinha paciência para ouvir. " Há alguns anos, na cidade de York, existia uma sociedade de magos. Reuniam-se na terceira quarta-feira de cada mês e liam uns aos outros trabalhos longos e maçadores sobre a história da magia inglesa" até que chega a Yorksire um mago praticante e tudo mudará.

Somos também confrontados com as guerras Napoleónicas "Por volta das onze e meia da manhã seguinte, os canhões franceses começaram a disparar e a artilharia aliada respondeu. O ar límpido de Verão entre os dois exércitos encheu-se com cortinas esvoaçantes de fumo negro acre (...) Napoleão Bonaparte sabia melhor que ninguém como alinhar os seus soldados de modo a aterrorizarem o seu inimigo".

Um romance que nos prende pelas suas personagens, feitiços, magia (estátuas que falam, salões assombrados, sinos que tocam e só determinadas pessoas ouvem, pessoas resuscitadas, elfos que aparecem do nada) e, sobretudo, pela interacção entre Norrell e Strange. O que era no início amizade, uma relação de mestre e discípulo, cujas magias maravilharam novamente Inglaterra, torna-se rivalidade porque Strange põe em causa tudo o que Norrell lhe ensinou.


As citações foram retiradas do romance Jonathan Strange e o Sr. Norrel de Sussana Clarke

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum