Sinopse:

Numa manhã gelada, o corpo de Alice Salmon é encontrado a boiar num rio. Cedo se levantam suspeitas sobre a causa da morte. Os exames forenses mostram sinais claros de luta. A notícia da sua morte espalha -se nos meios de comunicação e em comentários nas redes sociais. Todos querem saber o que realmente aconteceu à divertida e inteligente Alice, uma jovem jornalista com sucesso na Internet. Jeremy Cooke, um antigo professor obcecado por Alice, enceta uma investigação particular.

Para isso, recorre ao diário de Alice, à sua correspondência, posts em blogues, no Facebook, no Twitter e nas SMS. Com ele, somos levados numa espiral de eventos em que todos, incluindo ele próprio, têm algo a esconder. Este romance de estreia, um dos mais aclamados thrillers dos últimos tempos, leva-nos ao âmago do amor, da obsessão e da perda.

 

Opinião:

Uma das críticas a este livro (escrito na contracapa) diz-nos: "Há muitos thrillers psicológicos, mas este destaca-se. T.R.Richmond agarra o leitor até às últimas páginas".

Pois comigo aconteceu-se exatamente o contrário, o que eu levaria no máximo dos máximos a ler em 5 dias, demorei 15. Mais de metade da obra é entediante, e “parada”, o escritor anda às voltas entre o presente e o passado, através de correspondência por cartas ou mail, SMS, posts de blogues e de algumas redes sociais e o diária de Alice, mas sem conseguir impor alguma "energia" e interesse, de tal forma que pensei desistir de a ler por diversas vezes. Tinha tudo para dar certo, as personagens que conviviam com a Alice, a própria Alice tinham uma vida "rica" com muito "sumo", mas na minha opinião o autor não conseguiu pôr no papel a desenvoltura e energia que um thriller precisa para "agarrar" o leitor desde a primeira página. Finalmente, a parte final da obra conseguiu captar a minha atenção, devido a uma conclusão inesperada, e mostrou que nem sempre o que parece inocente o é assim tanto, mas tal não chegou para que fique "ávida" pelas próximas publicações que o autor possa fazer.

Mas como nem tudo foi negativo, gostei especialmente de um último parágrafo escrito pela personagem Alice, antes dos agradecimentos do autor, que vou transcrever aqui:

" Em última análise, o que te resta fazer é continuar em frente, seguir com esta coisa a que chamamos vida. Ninguém passa por ela absolutamente incólume, mas são as nossas cicatrizes que mostram quem nós somos, onde estivemos, como é que lutámos, como é que vencemos. Quando descemos uma cobra, subimos de imediato uma escada. Lembra-te, é como no Scrabble: usa as letras boas assim que as receberes."

 

A Paula também já leu esta obra e deu a sua opinião, podem-na ler aqui.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum