O que estou a ler...

Bom, ando a ler já há algum tempo Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie. Um livro interessante, feminista sem dúvida, onde a autora expõe as suas ideias sobre acções passadas. Estou a gostar, no entanto... eu diria que Chimamanda poderia ter poupado ao leitor algumas páginas, porque às tantas parece que estamos ali a "mastigar informação" repetida...



Entretanto... porque tenho o costume de ler "n" livros ao mesmo tempo, estou a terminar "Inteligência Emocional 2.0" e diga-se que estou a gostar muito!! No livro defende-se que o QE (quociente emocional) é tão ou mais importante que o QI (quociente de inteligência) e depois de lermos algumas páginas (não muitas) vemos que realmente faz sentido!! Então o que é isso de QE? É inteligência emocional, a forma como nós lidamos ou sabemos lidar com as nossas emoções... 
O livro é espetacular. Um livro sem rodeios, que vá direto aos assunto. No entanto, acho que também é necessário já termos uma certa bagagem de leitura de desenvolvimento pessoal para absorvermos o que lá está escrito!



1 comentários:

    Boas.
    Sobre Americanah tenho uma opinião muito directa e simples: Aborda uma temática que não me desperta o interesse e estou a falar sobre a questão da Nigéria. Honestamente é um país que não desperta qualquer interesse e a obra assenta muito sobre isso.

    Depois a questão do feminismo. Ok, respeito, mas é mais uma que não me diz nada. Para mim, Homem ou Mulher são iguais, não faço distinções. Bem sei que na maioria dos países assim não é e em países muçulmanos, como é o caso da Nigéria, a mulher é tratada como ser inferior, mas enfim, nada me diz.

    Finalmente a terceira temática: a xenofobismo e racismo. Ok, já a considero mais interessante, e foi aí que este livro me desiludiu. Aquilo é um nunca mais acabar de episódios sem interesse e, pelo menos até onde eu li, pouco ou nada esse assunto é esmiuçado. Apenas alguns episódios esporádicos.

    Ou seja, é um livro que não lhe retiro o mérito, mas dado o seu volume, é uma obra demasiado longa, cheia de lugares vazios e, repito, cujas principais temáticas não me despertam curiosidade. Talvez seja muito interessante para quem tenha interesse por estes assuntos.

     

Blogger Templates by Blog Forum