Sinopse:
Ziauddin Yousafzai luta, há mais de vinte anos, pela igualdade de género: inicialmente pela sua filha, Malala, e depois pelas raparigas de todo o mundo que vivem em sociedades patriarcais. Desde muito jovem, sentiu que homens e mulheres são iguais e quando foi pai de uma menina, Malala, decidiu que ela haveria de estudar, algo que na sua terra natal, Swat Valley, no Paquistão, era um privilégio exclusivo a rapazes. A sua determinação levou-o a fundar uma escola que a filha pudesse vir a frequentar.

Quando, em 2012, Malala foi gravemente atingida a tiro pelos talibãs, por continuar a frequentar a escola do pai, Ziauddin quase perdeu a pessoa por quem decidira lutar em prol da igualdade.

Este livro fala-nos da vida de Ziauddin, desde quando era um rapazinho gago criado numa pequena aldeia de montanha no Paquistão, até se tornar no ativista pela igualdade em todo o mundo. Seria também o pai da pessoa mais nova a receber o Prémio Nobel da Paz - Malala, uma das jovens mais influentes e inspiradoras dos nossos dias.

Contado através de retratos íntimos de cada um dos membros da família de Ziauddin - como filho, pai, marido e irmão este é um relato sobre o que significa amar, ter coragem e lutar pelo que é justo e correto. Uma abordagem pessoal nos seus pormenores e universal na sua temática, esta obra notável demonstra porque todos nós devemos continuar a lutar pelos direitos das raparigas e das mulheres em qualquer parte do mundo.

Um livro inspirador e muito pertinente nos dias de hoje em que o tema da desigualdade de género está a ser tão debatido.


Citações:
«O pai da laureada com o Prémio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, conta de forma comovente a sua própria história, em particular a sua jornada para proteger a filha... Os interessados em saber mais sobre a incrível vida de Malala ficarão fascinados com a coragem, a perseverança e o ativismo do seu pai.» PUBLISHERS WEEKLY

«Uma história contada de forma simples mas educativa, focando-se na importância da mudança a nível individual. Um tratado simples e enternecedor sobre como ser um homem empenhado em tratar as mulheres como iguais.» KIRKUS


Opinião:
Ziauddin Yousafzai nasceu e cresceu no Paquistão, numa sociedade patriarcal. Podia ter vivido toda a sua vida dessa forma. Cresceu numa família em que ele, o pai e o irmão mais velho eram servidos pela mãe e as irmãs, nas refeições a melhor comida era para eles e as mulheres comiam o que sobrava e numa divisão à parte. Embora a mãe não tivesse estudos, reconhecia o valor da educação e sabia que era a única forma de o seu filho conseguir viver numa casa e ter um bom emprego.
A forma de pensar e agir de Ziauddin  não se alterou de um dia para o outro, foi algo que foi crescendo aos poucos, como homem inteligente que é, conforme foi amadurecendo e se apercebendo do que se passava à sua volta e de como a sua sociedade era tão injusta e cruel com as mulheres, não conseguiu ficar indiferente. Nesta obra ele descreve-nos a sua vida e o seu crescimento pessoal, conta-nos como tudo foi acontecendo e o orgulho e o amor que sente por Malala, os seus filhos e esposa.
Uma obra que  não nos deixa indiferente perante as injustiças que acontecem neste mundo contra as mulheres… uma obra que nos faz pensar, que se as pessoas quiserem mudar, podem deixar crescer o amor dentro de si pelo próximo… uma obra que nos faz sentir que todos podemos ser melhores… podemos ser como Ziauddin Yousafzai.
Fiquei a admirar o pai, tanto como admiro a filha…


Para mais informações procurar aqui.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum