Cá em casa a minha filha mais velha, anda a ler, como já disse aqui "A Guerra dos Tronos". Devorou os primeiros dois livros num ápice. Mas antes de ter devorado o segundo, disse-me que tinha de ler "Os Maias" (e eu vi logo que essa obrigação andava a moer-lhe o juízo). Disse-lhe para não "stressar" e que quando estivesse cansada dos tronos, lesse os benditos Maias. Só que não se cansou de ler George Martin e teve mesmo de pegar nos Maias...
Começou a ler...
Já vai para além da centésima página e ontem, quando estava sentada na sala com ela (a ler), ouvi:

"Ai Maias, porque é que não me cativas Maias??"

Isto das leituras obrigatórias é tramado!

9 comentários:

    On 27 janeiro, 2017 LC disse...

    No meu tempo, era leitura obrigatória da disciplina de Portuguès do 11º ou do 12ª ano, já não me recordo.
    Eu acabei por o ler ao "engano" :D
    Nas férias do Verão peguei no livro para adiantar trabalho, o ano letivo começou e afinal tivemos de ler o Amor de Perdição Lool


    Lígia

     

    Felizmente não esperei por ser obrigada para ler Os Maias ou Memorial do Convento. Sabendo que seriam lidos no secundário, tive curiosidade de os comprar e ler antes. Demorei 1 mês e meio para ler a primeira metade de Os Maias, e menos de 15 dias para acabar a segunda. Não estando a ser obrigada, pude ir lendo ao meu ritmo e li outros livros pelo meio. Já tinha lido A Relíquia, que acho bem mais interessante, e é a obra escolhida por uma outra escola de Oliveira de Azeméis, mas na minha também é Os Maias.

     

    Era leitura obrigatória, mas nunca li e creio que os meus colegas também não. Ainda fiz o esforço, mas ainda só estava a um terço do livro e já estava saturada. Limitei-me a estudar os resumos :P

     

    Este ano, para além de "Os Maias", o "Amor de Perdição" está de volta. Atenção ao erro em "lesse"... 😀

     
    On 29 janeiro, 2017 Paula disse...

    M João Monteiro
    Obrigada ;)

     

    Li Os Maias uma vez por obrigação, e li-o uma segunda vez por livre vontade, para perceber o que não entendera da primeira. De toda a obra do nosso grande Eça, acho que Os Mais é o romance menos interessante, independentemente de ser, provavelmente, o maior.

     
    On 30 janeiro, 2017 Paula disse...

    Olá Poeta :)
    Eu até acho que se em vez dos Maias, os miúdos tivessem de ler "O Primo Basílio" ou "O Crime do Padre Amaro" a coisa corria melhor :)
    Eu já tentei ler os Maias, mas chego sempre a meio e desisto! Acho que até desisto na fase em que não devia, pois a partir dali é que se dá o mais interessante.
    Tenho de tentar de novo! Se bem que a minha filha já me lançou o desafio, mas ainda não foi desta.

     

    Olá Paula,
    Eu adoro Eça de Queirós.
    Detesto obras obrigatórias!
    Concordo que os Maias sejam "pesados" para quem lê aventuras, etc.
    Concordo que tem obras melhores por exemplo a Cidade e as Serras, é muito divertido!
    Confesso que já li quase toda a obra do meu querido e amado Eça, no entanto não consegui ler a ilustre Casa de Ramires, um dia.....
    No entanto acho que nos Maias a personagem do Damasozinho é divinal e inesquecível.
    Bjs

     

    Olá Dulce,
    Também li "A Cidade e as Serras" e gostei bastante!
    :)
    A Ilustre Casa de Ramires também não li, mas está lá por casa, como tantos outros!
    Preciso organizar os meus livros, estão todos aos molhos :(

     

Blogger Templates by Blog Forum