Donna Leon, autora da semana


Donna Leon é a mais célebre autora de policiais da atualidade, sendo muitas vezes comparada a Agatha Christie. 
Nasceu nos E.U.A., em 1942, e viveu na Suíça, na Arábia Saudita, no Irão e na China, onde trabalhou como professora, até se fixar em Veneza, há 30 anos, e dedicar-se completamente à escrita. Internacionalmente reconhecida como a rainha do crime, optou por manter o anonimato em Itália, não permitindo a tradução dos seus livros para o idioma do país onde vive. 
As suas obras já lhe valeram diversos prémios, incluindo o Suntory Grand Prize e a Adaga de Prata da Associação de Escritores de Policiais, atribuída ao livro Amigos Influentes. Foi também considerada pelo The Times uma das 50 Melhores Escritoras de Policiais. 
É a criadora da série de bestsellers internacionais protagonizada por Guido Brunetti, ambientada em Veneza. Guido é um comissário de polícia inteligente e capaz, que reporta ao vaidoso e gabarolas Vice-Questore Patta e conta com a ajuda do Sargento Vianello e da Signorina Elettra (a secretária altamente competente e bem relacionada de Patta). 
Cada caso do comissário é uma oportunidade para a autora revelar aspetos obscuros do submundo de Veneza e diferentes facetas da sociedade italiana. Nos seus livros encontramos muitas vezes figuras peculiares e interessantes, como vítimas encantadoras que despertam compaixão, assassinos compassivos que não merecem castigo ou criminosos tão perversos que nunca chegam a ser apanhados. 
Até há pouco tempo, a autora fazia crítica de policiais para oSunday Times; agora escreve “apenas” livros, sem seguir nenhum sistema de escrita ou autodisciplina. A única regra, confessa, é nunca desligar o computador sem dar início à cena seguinte. 
A sua obra foi traduzida para 35 línguas e está publicada em todo o mundo; afinal de contas, quem resiste a uma história de crime e mistério bem contada?


Na Wook, aqui!

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum