... as Chancelas...

A Paula, que me conhece há décadas, sabe que eu tinha duas chancelas-fetiche, digamos assim. Dom Quixote e Quetzal foram, para mim, referências durante largos anos, pelos livros que decidiam publicar. Era quase certo que o livro em questão, fosse qual fosse, seria do meu agrado. Nunca foi uma questão de qualidade (ou talvez fosse), mas sim de gosto pessoal. 
Claro que sempre fui lendo grandes livros de editores concorrentes - ou parceiros -, claro que sim. Não se trata disso. Trata-se da linha editorial que eles seguiam. 
Alguns dos meus autores favoritos não foram publicados nem pela Dom Quixote nem pela Quetzal. Mas os seus livros quase sempre me agradavam, assim como as suas temáticas.

Mas isso mudou. Logicamente pelo facto de terem sido adquiridos por grandes grupos editoriais, embora talvez parte das suas equipas se mantenham, ou talvez não. Sinceramente não me interessa.

No entanto, esse espaço que ambas deixaram vazio foi ocupado nos anos mais recentes pela Alfaguara que, apesar de agora pertencer à Penguin Random House Grupo Editorial, manteve a linha que a vinha caracterizando. Penso que a recém formada Companhia das Letras se enquadrará no mesmo patamar. A ver vamos.

Senão vejam só as novidades para este último trimestre do ano:






Atenção!
Estamos a falar de autores, todos eles, extraordinários!
Absolutamente fantásticos.

(Se não fosse casado ainda pedia uma destas duas chancelas em casamento, ou até, num estado de loucura total a ambas em simultâneo)

2 comentários:

    On 11 novembro, 2015 Aida Silva disse...

    Os livros de ambas chamam-me sempre à atenção (pela positiva) quando ando pelas livrarias.
    A Alfaguara tem capas mesmo muito boas!

    Atenção à bigamia com as chancelas. O estado de loucura não te desculpa! :)

     

    A Alfaguara tem de facto capas muito boas, sempre teve.

    Loucura? Qual loucura?!?! :D

     

Blogger Templates by Blog Forum