Um Anjo Impuro, Henning Mankell

Opinião: 
Esta é uma obra que nos fala de África, onde os portugueses semearam ventos e colheram tempestades! Uma África colonizada, submissa àqueles que dela, apenas queriam enriquecer a todo o custo: humilhando e matando aqueles que nasceram naquela terra árida! É esta a visão que Hanna (personagem principal) nos transmite!
Hanna, uma mulher vinda da Suécia, onde a sua condição de vida era precária, após ter passado por algumas aventuras e desgostos, aporta em Moçambique. Uma terra onde os brancos mandavam e os negros obedeciam, mas ambos com um sentimento em comum - o medo! O medo de quem manda porque está em menor número e o medo de quem obedece por se saber inferior no que concerne a meios para se defender! 

"Olham-nos quando virámos as costas, pensou. Não têm medo de olhar umas para as outras, mas temem os nossos olhares da mesma forma que nós tememos os seus"

Hanna tenta comportar-se de forma diferente, tenta agir de igual para igual, mas todas as tentativas saem frustradas.
Mankell, através da sua escrita, tece uma crítica sagaz à forma como o povo africano foi tratado, mostrando assim os seus sentimentos e opinião. 

Foi a primeira vez que li o autor e gostei muito. Ideias claras, bem construídas, personagens bem trabalhados e a abordagem a um tema que jamais deverá ser esquecido.

Um Anjo Impuro era Hanna, impuro aos olhos dos outros!

Gostei e recomendo!

O livro aqui na editora



Sinopse:
Para fugir à miséria que avassalou os campos da Suécia em 1904, Hanna Lundmark, arranja um trabalho de cozinheira num navio com destino à Austrália. Após uma paragem no porto de Lourenço Marques, Hanna toma a ousada decisão de abandonar o barco e começar uma vida nova na cidade.

Após uma série de acontecimentos que fazem dela a mais bem-sucedida proprietária do bordel mais famoso de Lourenço Marques, Hanna está determinada a tentar alterar as mentalidades que caracterizavam a sociedade branca moçambicana nos princípios do século XX. Porém, a sombra do racismo que paira sobre brancos e negros é de tal forma densa que só pode conduzir à tragédia e à morte.

Baseado numa história real, em Um Anjo Impuro transporta-nos para um mundo em que opressores e oprimidos se encontram e o ódio é uma perigosa presença. Henning Mankell, o autor bestseller da série Wallander está de volta à sua mestria talentosa do suspense, neste novo livro que conta com um prefácio de Mia Couto.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum