Não sei se sabem, mas acho que o David Machado é um autor brilhante. Quando li "Deixem Falar as Pedras" fiquei com uma impressão muito positiva. No entanto, quando conheci o "Índice Médio de Felicidade" fiquei absolutamente rendido. De tal modo que ficou em segundo lugar no meu TOP10 do ano anterior, apenas superado pelo livro do Jonathan Coe acerca da sua incrível personagem Maxwell Sim. Mas vocês sabem que o Coe é, para mim, insuperável. 
Em Abril deste ano o David Machado foi um dos vencedores do Prémio da União Europeia para a Literatura, um galardão certamente merecido. 
Agora apeteceu-me espreitar um livro seu publicado há 7 anos, pela Editorial Presença. Vamos ver como será...


Sinopse
Em Histórias Possíveis, David Machado apresenta dezasseis contos onde tudo se passa no limiar da realidade. Há o caso do maestro que escuta sinfonias inteiras no andamento do metropolitano de Lisboa, a desventura do noctívago esfaqueado que recorre aos serviços de uma costureira para lhe fechar a ferida na barriga, o idílio fatal de uma octogenária penitente ao provar sem querer uma barra de chocolate, a angústia de um brasileiro perdido durante uma semana nos corredores intermináveis do hospital para onde vai curar uma dor de dentes, ou o relato da vida de um vagabundo que subitamente salta para a ribalta do mundo por causa dos seus dotes de violinista. Transversal a todas as histórias deste livro é a voz que os conta. Cada conto tem o seu próprio narrador, mas em todos este não é mais do que mera testemunha que nunca chega a participar na acção.

2 comentários:

    Já ando para ler o Indíce Médio de Felicidade há algum tempo e agora com a tua opinião acho que já não espero mais!
    Boas leituras!

     
    On 18 agosto, 2015 Vasco disse...

    Adorei esse livro.

     

Blogger Templates by Blog Forum