A História Secreta, Donna Tartt

Sinopse:
Um grupo de estudantes inteligentes, excêntricos e rebeldes de uma escola em Nova Inglaterra frequentada por alunos oriundos da nata da sociedade norte-americana, sob a influência de um carismático professor de Estudos Clássicos, descobre um novo modo de pensar e viver, totalmente diferente do resto dos colegas.
Só que, quando os limites da normalidade moral são ultrapassados, as suas vidas alteram-se totalmente e para eles torna-se tão fácil viver como matar…


Opinião:
Se eu tivesse da dar outro título a esta obra seria: "O poder do grupo". Esta é uma narrativa que nos mostra o poder que um grupo exerce sobre os seus membros, a influência que uns têm sobre outros e as consequências daí resultantes!
Tartt apresenta-nos seis jovens universitários cujo objecto de estudo é o grego, no entanto este estudo é feito de forma quase descontrolada, pois há neles a sofreguidão pela sabedoria, por aquela arte clássica que os fascina! Certo dia, enquanto encenam um ritual, uma pessoa morre e a partir deste acontecimento a história começa a desenrolar, sem nunca mais parar, o que faz com que o leitor (quase) não consiga deixar de ler! 
É interessante ver como a autora conseguiu demonstrar o que aquele crime fez nas mentes daqueles jovens, como passa a ser o dia a dia de cada um. Os medos, as angustias... o não conseguir, nem o querer esconder tamanha atrocidade (se bem que a maior virá mais tarde)! 
A consciência é algo que o ser humano, muitas vezes, quer esquecer e nem quer lembrar que tem, mas está sempre presente, a cada momento, a cada segundo (é inevitável)! No entanto, um crime leva a outro (aquele que abre a primeira página da obra) e de repente, Tartt bombardeia-nos com uma carga psicológica (nos seus personagens) do tamanho do mundo! É tudo visto ao detalhe, os medos, as angustias, o arrependimento!
Este livro é muito muito bom e o final é surpreendente!
Não deixem de o ler! 
Recomendo!!

A minha opinião a "O Pintassilgo" aqui

O livro aqui na editora

1 comentários:

    On 08 agosto, 2015 Aida Silva disse...

    Muito apetecível :D

     

Blogger Templates by Blog Forum