O Grande Rebanho, Jean Giono

Opinião:
Jean Giono, escritor francês nascido em 1895, apresenta-nos O Grande Rebanho, uma obra que nos fala da I Guerra Mundial. Importa salientar que ele próprio participou no conflito e, penso que, por isso esta é uma narrativa que retrata a I Grande Guerra de forma diferente dos demais livros. Um romance de cariz diferente, porque o sofrimento daqueles que partiram e dos que ficaram, é algo escrito de forma muito própria (ou talvez eu interpretei assim, pois assim o senti).

"Na noite anterior aconteceu a grande partida de todos os homens da aldeia (...) Então, ouviu-se o relinchar dos cavalos, como se fosse um gemido em conjunto"

Os homens partem para a guerra em "rebanho" ao mesmo tempo que chega à aldeia um rebanho, cujo nº de animais parece não ter fim. Animais que passam e andam por tempo indeterminado, é um não parar de desfilar animais! Sofrem, sangram, morrem! As gentes da aldeia sente-lhes o sofrimento e sofre com eles e tentam ajudar e a salvar os feridos! Mas será dos animais que nos fala o autor? Ou será dos homens que partiram? É esta analogia que se sente a quando da leitura! 
No entanto, quando é relatado o mundo dos homens em guerra, o campo de batalha, a luta lado a lado dos soldados, a falha da ajuda dos superiores é enaltecida, uma ajuda que tarda em chegar ou não chega, deixando que a morte se encarregue do que é já considerado inútil.
No decorrer da leitura a comparação entre o rebanho humano e o rebanho dos animais é inevitável...

"(...) Os animais estavam exaustos, alguns agora doentes. Era um rebanho que nunca mais acabava (...) Não suportavam mais sofrimento"

Animais e homens sofrem e a culpa não é de ninguém é apenas do destino! O destino que tem de ser cumprido. Quem fica sofre, sofre com as notícias da morte ou até pela ausência desta, porque a dúvida é terrível! Por conseguinte, a esperança é a única luz para prosseguir com a rotina para aqueles que ficam.
Jean Giono, com a sua escrita simples e directa consegue catapultar-nos para a realidade dos acontecimentos daqueles a quem a guerra marcou ferozmente!

Gostei muito!

O livro aqui na editora


1 comentários:

    On 13 novembro, 2014 Anónimo disse...

    Fiquei muuuuuito curiosa! :)
    Obrigada pela partilha.
    Boas leituras!

     

Blogger Templates by Blog Forum