Sinopse
«As provas, para profissionais e abertas ao público em geral, multiplicaram-se, e os paredões, estradas, matas e parques encheram-se de pessoas de sapatilhas que correm pelo prazer de correr. Para alguém como eu, que há anos dedica a sua vida à corrida, nada me enche mais de orgulho, porque sei que isso não será apenas positivo para a modalidade, traduzir-se-á também numa melhoria a vários níveis da saúde física e psíquica dos portugueses.»
Neste completo e prático manual do corredor, a atleta medalhada Jéssica Augusto explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre corridas, quer esteja a dar os primeiros passos no paredão ou a preparar-se para correr a maratona.

  • Escolha as sapatilhas certas de acordo com as características da sua passada
  • Conheça os exercícios para aprender a controlar a respiração durante a corrida
  • Equipamento ideal e os gadgets essenciais para potencializar a sua corrida
  • O que comer antes e depois dos treinos e das corridas
  •  Erros que não deve cometer durante as provas
  • Como manter a motivação: tenha uma cabeça de campeão
  • Truques para combater as dores e incómodos comuns durante as provas
  • Conheça os exercícios de aquecimento e alongamento mais adequados
  • Planos de treino para passar da caminhada às corridas, para corridas de 5, 10, 15 quilómetros, para se preparar para a meia maratona ou para a grande prova: a maratona.
Um livro essencial, onde Jéssica Augusto partilha não só episódios da sua vida de atleta profissional, como também o seu conhecimento e saber para que sejam cada vez mais os corredores em Portugal. Boas corridas!

Opinião
Inspirador. Motivador. Enriquecedor.
Ao longo das 180 páginas que fazem parte deste livro, Jéssica Augusto decompõe o processo da corrida nas várias etapas e não se esquece de referir aquilo que é mais importante, insistindo mesmo nalguns pontos que não podem em circunstância alguma ser esquecidos. Nota-se, portanto, uma extrema preocupação por parte da atleta em deixar uma mensagem, uma palavra de incentivo, uma infinidade de conselhos para todos aqueles que desejam começar a correr e para os que já o fazem, mais ou menos experientes. Podemos, assim, encontrar uma imensidão de ensinamentos que nos podem ajudar, a nós corredores, e mesmo a outros desportistas em geral.
A sequência do livro está muito bem conseguida, uma vez que a autora aborda todos os temas desde a preparação para a corrida, passando pela caminhada e transição da mesma para a corrida; pelos exercícios a realizar antes e depois do treino; pela roupa, sapatilhas e gadgets a utilizar; pela alimentação; pelas rotinas; pelos terrenos por onde os leitores se poderão aventurar; pela motivação que cada corredor deve buscar; pela participação em provas quando se leva a corrida mais a sério.
No entanto, o livro brilha, como brilha a Jéssica nas pistas e nas estradas. Isto porque através dela se sente uma paixão enorme por este desporto, nomeadamente quando relata experiências pessoais que vai alternando com o conhecimento por vezes de carácter mais científico, noutras ocasiões obtido por aprendizagem própria. E penso que seja nesse ponto que reside a grande mais valia de “Do Primeiro Quílómetro à Maratona”. Este é um livro de uma campeã, que deve ser lido com prazer mas também com um olhar atento. Senti nele uma dedicação enorme que, aliada ao seu talento natural e à sua vontade de ganhar, tornarão a Jéssica Augusto numa atleta ainda mais vencedora do que aquilo que já é, porque estou certo que, com essa mentalidade que conseguimos absorver nestas páginas, ainda tem muitas provas por vencer, medalhas para conquistar e alegrias para nos dar.  

4 comentários:

    On 22 maio, 2014 susemad disse...

    Sou uma admiradora da atleta e pela tua opinião o livro ao que parece é bastante inspirador.
    Acho que vou participar no vosso passatempo. Pode ser que com as dicas da Jéssica Augusto consiga passar dos 10 km... ;)

     
    On 22 maio, 2014 Vasco disse...

    Com as suas dicas certamente passarás, porque quem tem vontade e estofo para fazer 10 KM também os tem para fazer o dobro.

     
    On 22 maio, 2014 Paula disse...

    Tons de Azul, eu sou mais: com as dicas da Jéssica pode ser que ela me convença a fazer exercício :P
    Estou uma lástima, só se o exercício vier ter comigo ahahaha.
    Gostei muito da tua opinião Vasco!

     
    On 22 maio, 2014 Vasco disse...

    Nota-se pela velocidade com que 'teclas' que não estás em grande forma, Paula. Mas obrigado pelo elogio! ^_^

     

Blogger Templates by Blog Forum