Os Miseráveis, Victor Hugo

Opinião:
Depois de ler uma obra destas, torna-se bastante complicado falar dela. Certamente muitos de vós, viram o musical “Os Miseráveis”, um filme magnífico, mas que não deixa transmitir a grandiosidade da escrita de Victor Hugo. Este é sem dúvida um génio da escrita! É extraordinário ver, como é colocado nesta narrativa toda a complexidade do ser humano – as suas paixões, as suas dúvidas, as suas derrotas e até a sua existência. Victor Hugo, disseca completamente o ser humano e a sua alma.

A primeira metade do livro foi aquela que verdadeiramente me apaixonou.

O abade Myriel é aquele ser bom, que existe para fazer bem aos outros. Do seu ordenado nada tirava, distribui tudo – ele é a face do bem no seu expoente máximo. É Myriel que irá dar um novo alento, uma nova esperança ao grande personagem deste livro – João Valjean – o homem que roubou um pedaço de pão para matar a fome e foi condenado às galés!

Roubar um pedaço de pão, fez de João Valjean um ladrão, um patife, um homem menor. E porquê? Porque ele era pobre e por ser pobre teve um castigo merecedor!

João Valjean, é nesta narrativa um personagem importantíssimo, é ele que alberga e transmite a totalidade dos sentimentos humanos – os melhores e os piores. É ele que coloca as suas acções numa balança – “Consciência” – e opta sempre pelo bem, mesmo que isto o prejudique e é justamente neste ponto que Victor Hugo nos mostra a maravilha que é a sua escrita.

Há uma parte do livro em que João Valjean corre para um tribunal com o intuito de salvar aquele que vai ser condenado no seu lugar. Vai consciente que abdicando de tudo corre o risco de voltar para as galés, mas mesmo assim vai e vai lutando contra todos os contra tempos que surgem e que o fazem reflectir sobre a sua acção! Este episódio em particular é fantástico (como tantos outros)!

Fantini, foi aquela que mais mexeu com os meus sentimentos. Mãe que tem de confiar a filha a um casal de taberneiros que posteriormente se revelam pessoas horrendas explorando Fantini até à sua morte!

As descrições do sofrimento de Fantini são de uma sensibilidade transmissora de uma grande escrita, de um escritor capaz de chegar à alma humana!

Cosetta, filha de Fantini, tem uma infância terrível, é impressionante como Victor Hugo nos consegue passar a imagem de tanto sofrimento e tanta maldade praticados contra uma criança.

Entre todos os miseráveis da obra, há aqueles que são miseráveis de alma e aqueles que o são apenas fisicamente, mas que são possuidores de uma grande alma como Cosetta, Fantini, João Valjean, Abade Myriol.

Mário é aquele que vai ficar dividido entre cumprir uma promessa a um falecido (pai) ou seguir em frente e ficar com a sua amada, o destino fará com que Mário entenda tudo o que se passou à sua volta e vá atrás daquele que o salvou.

Javert, o polícia que busca “eternamente” o antigo forçado das galés é perdoado pelo mesmo, porque a bondade triunfa sobre o mal.


Os personagens dos quais falei neste comentário, foram os que mais me marcaram nesta leitura, uma narrativa de uma escrita estrondosa! Impar! Não é uma leitura fácil, pois aborda muitos factos históricos que são relatados com bastantes descrições o que por vezes cansa, mas que sem dúvida vale a pena o esforço!! Esta é uma obra prima da literatura!

Adorei!


8 comentários:

    Já há imenso tempo que quero ler este livro, mas como é muito volumoso só mesmo nas ferias!!! e a Anna Karenina tambem é para as ferias!!
    Mas quando as férias chegarem (ainda falta tanto:()as leituras provavelmente não são estas!!!
    Bjs
    Dulce Barbosa

     

    Olá Dulce,
    Ana Karenina é muito bom também, adorei!
    Esse, Os Miseráveis, é sem dúvida mais pesadote!
    Abraço ;)

     

    É, sem dúvida,um dos melhores livros de sempre. Foi com este livro que me apaixonei, em definitivo, pela literatura francesa do século XIX.
    Como destacas muito bem, Jean Valjean é um personagem fortíssimo; ele é um mundo inteiro de paixão, dedicação, sofrimento, enfim, é a síntese completa do ser humano em todas as suas dimensões. Ele é um resumo do mundo humano.
    Por outro lado, os Miseráveis é um livro muito bem estruturado, onde Vitor Hugo consegue aliar de forma perfeita a História à narrativa ficcional.
    Enfim, um livro quase perfeito que, na minha opinião só é superado por dois outros "monstros sagrados" da história da literatura: Guerra e Paz e D. Quijote.

     

    Manuel Cardoso,
    Guerra e Paz li e adorei, Quanto ao Quixote ainda só li o primeiro volume, qualquer dia pego novamente e leio :)

     

    É um dos livros que quero mesmo ler um dia.
    Ah! O Guerra e Paz também está na lista. ;)

     

    Tonsdeazul,
    Vais amar os dois ^_^

     
    On 20 fevereiro, 2014 Rita Ferreira disse...

    Para quem ainda não leu, recomendo vivamente! Há muitos sites de onde se podem baixar clássios mundiais como os de Victor Hugo, a baixo ou zero custo. Eu saquei o meu daqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Os-miseraveis-vol-1

    Que disfrutem!

     

    Rita Ferreira,
    Obrigado pela dica :)

     

Blogger Templates by Blog Forum