Opinião:
Debaixo de Algum Céu de Nuno Camarneiro fala-nos do Homem no geral - das suas rotinas, objectivos e insatisfações. O Homem que busca e nem sempre alcança e o Homem que busca e às vezes alcança.
Percorremos os vários andares de um prédio, à beira mar, habitado por pessoas comuns, iguais a cada um de nós… o cansaço, o tédio, as frustrações, os desafios… toda uma vida em busca da felicidade que, por vezes, chega e por outras não chega…
A determinada altura o autor diz “Esta é uma história de portas adentro”. Adentro não só de portas, mas essencialmente do ser. Um ser insatisfeito por natureza que busca incansavelmente.
Esta obra de Nuno Camarneiro é uma obra interessante de ser lida, está muito bem escrita, muitos dos parágrafos chegam a ser poéticas. No entanto eu esperava mais, uma leitura com mais emoção, que viciasse o leitor… que prendesse. Comigo não aconteceu, talvez porque as minhas expectativas fossem elevadas devido ao prémio que recebeu. 

3 comentários:

    Sim, o prémio atribuído aumenta as expetativas e maior é o risco de desilusão.
    Estou muito interessada neste livro, embora não seja grande apreciadora de linguagem poética numa obra escrita em prosa. Mas, enfim, o prémio fala por si e comprarei o livro em breve.
    Foi interessante ler a tua opinião :)

     

    Existem prémios e prémios recordo que o prémio Saramago poucas desilusões deu no entanto este nos últimos anos tem sido uma lástima.

     

    Quando li a sinopse não me interessou, por aí além, como costuma dizer-se, mas a opinião antecipada de alguns colegas que queriam comprar, deixou-me na dúvida: leio? não leio?
    Depois de ler o seu comentário, não vou mesmo ler.

     

Blogger Templates by Blog Forum