O Ano Sabático, João Tordo


Opinião:
Este foi um livro cuja leitura me deixou pensativa por algum tempo depois de a terminar. E pensativa porquê??

Porque li as primeiras 200 páginas sem sentir nada pelo personagem nem pelo enredo. Isto foi o que me aconteceu. O livro está muito bem escrito, mas ao longo da leitura comecei a pensar que não me prendia, parecia que lia de forma linear sempre à espera que algo acontecesse e nada acontecia de facto.
Nas últimas 5 páginas, aconteceu o inesperado – agarrei-me ao livro, senti naquelas páginas o que não tinha sentido nas duzentas anteriores. Naquelas cinco páginas olhei a angústia, as dúvidas, os reencontros, as saudades e principalmente a falta de respostas para com aqueles personagens que ao longo da narrativa eu não havia sentido nada…

O que quero dizer é que no fim, todo o romance começou a fazer sentido. Tive de reler algumas partes, pensar noutras para então captar a mensagem das palavras que compõem este livro .

A história em si, fala de um músico de jazz - toca contrabaixo - que depois de algumas dificuldades como pessoa e como profissional decide tirar um ano sabático e ficar junto da família em Lisboa. Porém, ao invés de se organizar e de encontrar a sua paz interior, Hugo vai encontrar uma parte de si (o seu possível gémeo) que lhe multiplicará os problemas. Hugo passará a ser uma pessoa incompreendida pelos outros e até por si mesmo. O seu mundo começa a deixar de fazer sentido quando se sente traído, roubado e até abandonado por aqueles que mais ama.

Este é um livro que trata na sua essência a música, das composições, da paixão e das frustrações que um músico pode sofrer por não conseguir atingir os seus objectivos ou simplesmente por não ser entendido pelos outros. Talvez também porque quem ama o que faz, muitas vezes, não se consiga fazer entender…
O amor pelos instrumentos musicais está aqui também patente. O contrabaixo é aquele que adquire maior relevo, talvez porque João Tordo também toque este belo instrumento que se assemelha à figura feminina … há outro elemento que achei curioso e que tem a ver com a vida do autor - nesta história, a acção principal gira à volta de gémeos e João Tordo também é gémeo…

No final tive a sensação de que esta foi uma história que o autor escreveu essencialmente para si e para os que partilham o gosto pela música, por esta arte que às vezes é estranha aos outros. Estranha não pelo facto dos outros não gostarem de música, mas por não estarem inteirados das barreiras que se colocam e que se estabelecem para quem inicia e tem pretensões de chegar mais longe. Sim, estou a falar de música neste caso concreto, mas também poderia estar a falar da escrita… dos novos autores… ou de muitas outras coisas mais, porque barreiras e obstáculos é o que não tem faltado ultimamente a quem quer vencer!

6 comentários:

    Paula,
    é curioso porque estou a ter o mesmo relacionamento com o Banho de Sangue. Perdão, Meridiano.
    Gosto de boas histórias. Gosto de bons exercícios de escrita desde que inseridos numa história que os sustente. O livro de Cormac está-me a parecer um excelente exercício de escrita com uma história muito fraca. Estou sempre à espera que surja algo de novo mas até agora não sinto qualquer ligação com o livro.
    Resta-me esperar pela página 200...
    :)

     
    On 25 janeiro, 2013 Paula disse...

    André Nuno, eu gostei muito deste livro, no entanto é um tanto duro, violento. Lembro-me que durante a leitura tive de ter uma atenção redobrada devido às descrições que são imensas.

     
    On 25 janeiro, 2013 Vasco disse...

    Adorei esta opinião.

     
    On 25 janeiro, 2013 Paula disse...

    André Nuno, no meu comentário anterior referia-me ao livro que agora lês "Meridiano de Sangue"

    Vasco,
    Faltou dizer algo mais, penso que quando tentamos escrever o que pensamos sobre um livro fica sempre algo por dizer :P
    Fico feliz por teres gostado.

     
    On 27 janeiro, 2013 Argos disse...

    Olá Paula,

    Será uma "característica" do autor?
    Li um livro dele em que quase ia "adormecendo" em algumas páginas, mas no fim "acordei"!

    abraço grande

     

    Li-o recentemente e gostei:

    http://numadeletra.com/27771.html

    Cumprimentos

     

Blogger Templates by Blog Forum