O Vento Assobiando nas Gruas
(Edição Comemorativa 10 anos)
de Lídia Jorge
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 464
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722050593

Sinopse:
O Vento Assobiando nas Gruas é um livro ancorado sobre dois mundos – um mundo contemporâneo, envolvido com a transformação acelerada da Terra, movido pelo instinto selvagem de futuro, e um outro mais antigo, onde a história de uma velha fábrica se cruza com a sorte de uma família numerosa, recém-chegada de África. Dois mundos, à primeira vista irreconciliáveis, e no entanto, a aproximá-los, por obra do acaso, caminha desde a primeira página a figura de Milene Leandro, a rapariga singular, para quem tudo nasce pela primeira vez, e que, na simplicidade do seu juízo, acabará por obrigar os outros à revelação de si mesmos. Figura central, é precisamente através das mãos de Milene que o leitor entra na primeira página, e é ainda com ela que encerra a última, depois de ter conhecido a suas expensas o caso de um amor, de um crime e de um silêncio para sempre selado. Por isso mesmo, o seu olhar desprevenido sobre a vida, o bem e o mal, assim como a avaliação que faz deste mundo, constituem a verdadeira matéria orgânica que constrói este livro.

Lídia Jorge nasceu em 1946, no Algarve. Os seus livros já foram distinguidos com diversos prémios, entre os quais o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa, o Prémio Dom Dinis, o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia.
Pelo conjunto da sua obra foi vencedora do prestigiado prémio da Fundação Günter Grass, na Alemanha, ALBATROS (2006) e do Grande Prémio Sociedade Portuguesa de Autores – Millennium BCP. Em 2011, foi distinguida com o Prémio da Latinidade João Neves da Fontoura.
A sua obra encontra-se traduzida em muitas línguas e países, sendo recebida pelos críticos nacionais e internacionais com grande interesse.
A Noite das Mulheres Cantoras é o seu mais recente livro.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum