Destaques D. Quixote


A Diplomacia de Salazar (1932 - 1949)
de Bernardo Futscher Pereira
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 608
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722050814

Sinopse
O propósito deste trabalho é o de apresentar uma visão de conjunto da diplomacia do Estado Novo no período entre a ascensão de Salazar à chefia do Governo, em julho de 1932, e a adesão de Portugal à Aliança Atlântica, em 1949. Mais do que uma interpretação das grandes linhas da política externa portuguesa nesses anos, este livro pretende ser uma crónica das múltiplas crises e desafios com que Portugal se viu confrontado e das respostas que o regime lhes deu, essencialmente no plano diplomático. O período em questão é notoriamente rico. Nele se destacam dois acontecimentos que tiveram um enorme impacto em Portugal: a Guerra Civil de Espanha e a Segunda Guerra Mundial.

Bernardo Futscher Pereira é mestre em Ciências Políticas e em Relações Internacionais pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Trabalhou como jornalista antes de ingressar no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1987. Como diplomata, esteve colocado em Tel Aviv, em Bruxelas, em Barcelona e no ministério da Defesa Nacional. Entre 1999 e 2006, foi assessor para as Relações Internacionais do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Publicou numerosos artigos sobre política externa, história diplomática e política internacional. É embaixador de Portugal em Dublin desde abril de 2012.


LX 60
A Vida em Lisboa Nunca Mais Foi a Mesma
de Nick Mrozowski, Joana Vilela
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 288
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722050913

Sinopse
As primeiras boîtes, os livros proibidos, os concursos de mini-saias e de ié-ié. As vedetas da TV, os bordéis, os mamarrachos, um ditador. A vida na Lisboa dos anos 60 é tudo isto, e muito mais. Baseado em factos históricos e memórias reais, esta cápsula do tempo é um antídoto para o esquecimento. Resgata personagens, cristaliza lugares, recorda escândalos e aventuras. Uma viagem surpreendente a um passado tão recente e já tão desconhecido.

Joana Stichini Vilela (n. 1980) é jornalista. Da televisão à imprensa, tem escrito para vários meios de comunicação social portugueses e estrangeiros, incluindo os jornais i e Diário de Notícias, as revistas
Sábado, Up e Monocle. Nasceu e vive em Lisboa.

Nick Mrozowski (n. 1984) é um designer gráfico e jornalista americano que vive em Nova Iorque. Trabalhou com publicações americanas como The Detroit News, The Virginian-Pilot e Adweek. Viveu dois anos em Lisboa, onde foi o director de arte fundador do jornal i.


0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum