A Livraria, Penelope Fitzgerald

Opinião:
"A Livraria" de Penelope Fitzgerald passa-se em Inglaterra - Hardborough, 1959. Florence é uma mulher solitária que vive do que o marido lhe deixou após a sua morte. No entanto, quer provar a si mesma que é capaz de fazer algo mais por si, do que apenas existir! Assim, compra uma habitação antiga na primeira linha da praia com o objectivo de abrir uma livraria. Livraria esta que seria a única naquele local. 
Ao contrário do que Florence pensava, os habitantes um tanto conservadores, não acolhem semelhante ideia com carinho e tentam fechar aquele estabelecimento que podia ser uma mais valia para a vila.
A inveja e o preconceito caminham passo a passo com os habitantes da pequena vila. Então, quando a livraria expõe um livro, na altura, muito em voga - Lolita de Vladimir Nabokov - os habitantes revoltam-se!
Florence, luta como uma leoa pelo sonho da sua vida, mas chega à triste conclusão de que "uma terra sem livraria é, muito possivelmente, uma terra que não merece qualquer livraria"
Uma leitura leve e interessante que nos fala dos sonhos, das lutas para os conquistar e dos entraves que muitas vezes vêm dos outros que não nos conhecem e de muitos outros que nos são próximos!
Gostei!

2 comentários:

    Quero muito ver este livro..

    Optima opiniao.

    Teresa Araújo
    Romances de Mesinha-de-cabeceira

     

    Já li boas opiniões sobre este livro e já o tive por várias vezes nas mãos, mas nunca o trouxe para casa. As pilhas de livros não lidos em casa à espera, obrigam-me a isso...

     

Blogger Templates by Blog Forum