Bom Tempo No Canal, Almeida Maia


Sinopse:
A poderosa energia geotérmica acaba de chegar à ilha do Pico. John Mello, um luso-americano descendente de emigrantes açorianos, pós-doutorado em Energy Resources Engineering na Stanford University, é o impulsionador do projecto revolucionário. A sua experiência como drilling engineer faz dele o Director-Geral perfeito para a GEOZOR, empresa que lidera a exploração daquela energia renovável nas ilhas atlânticas.
Mas algo corre explosivamente mal! A vida de John está ameaçada, presa por um fio e envolta numa conspiração contra a GEOZOR. Quem poderá estar por detrás da máscara? Quem poderá querer prejudicar uma energia limpa e fascinante?
John só pode confiar num mero estranho, surgido do nada, e que diz estar pronto a ajudá-lo. Numa alucinante corrida contra o tempo, por terra, mar e ar, percorrem-se sendas tortuosas para descobrir quem engendra a conspiração. Mas poderão os responsáveis estar mais próximos do que parece? E afinal, quais são os enigmas da indústria que pode revolucionar o mundo após o fim do império do petróleo?
Numa altura em que o planeta necessita de medidas emergentes na gestão das fontes de energia, e anunciado o fim das possibilidades fósseis, como o petróleo – o ouro negro –, quais são os desafios das sociedades modernas? Quais são as alternativas energéticas ao nosso alcance? Como pode a energia geotérmica contribuir para um futuro mais sustentado?
(Sinopse retirada do site do autor)
.
Opinião:
Bom Tempo No Canal, uma obra de Almeida Maia, é uma narrativa onde a conspiração e a acção são uma constante ao longo de toda a história que decorre na Região Autónoma dos Açores, cujo tema central é a energia geotérmica.
Ao longo de toda a obra, o autor vai assinalando e contando um pouco da história destas magníficas ilhas. E neste ponto, penso que se peca por excesso. Durante páginas e páginas deparámos com descrições e enumerações de paisagens e produtos típicos da região. Se o objectivo da obra era dar a conhecer a Região e os seus produtos, este objectivo foi amplamente conseguido. Porém, há situações em que a conspiração e a acção quase que passam para segundo plano.
Esta foi uma obra vencedora do prémio Letras em Movimento 2010, é notório que estamos perante um autor que revela qualidade mais do que suficientes para construir uma carreira de sucesso. Certamente ainda haveremos de o ver em lugares de destaque no panorama literário português.
Gostei! Parabéns ao autor pela obra!


0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum