1961 - O ano que mudou Portugal
de João Céu e Silva
Código: 04574
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 272
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04574-4

A Porto Editora publica, no dia 22 de setembro, 1961 – O Ano que Mudou Portugal, um relato fundamental da autoria do jornalista João Céu e Silva que desvenda tudo o que é necessário saber sobre um ano determinante para a História do nosso país.

Fruto de uma profunda investigação, nomeadamente nos arquivos do Diário de Notícias, Diário de Lisboa e Hemeroteca, 1961 – O Ano que Mudou Portugal vem ilustrado com dezenas de fotografias, alguma inéditas, e complementado com depoimentos únicos de protagonistas daquele tempo.

1961 foi um ano surpreendente por várias razões: o desvio, com fins políticos, do paquete Santa Maria e de um avião da TAP; a oposição das Nações Unidas à política colonial de Salazar e a descoberta de que o governo de John Kennedy financiava os movimentos independentistas do Ultramar; o massacre de brancos em Angola, que deu início a treze anos de guerra que afetaram diretamente mais de um milhão de portugueses. Um ano que terminaria ainda com a invasão de Goa pela União Indiana, que deixou no terreno 3500 prisioneiros.
Para esclarecer as dúvidas que ainda permanecem sobre o período mais crítico da governação de Salazar, este relato do dia a dia de 1961 conta com uma série de depoimentos de protagonistas políticos importantes, como Adriano Moreira, Domingos Abrantes ou Jorge Sampaio; dos generais Carlos Azeredo e Chito Rodrigues; dos historiadores Irene Flunser Pimentel e Rui Ramos; dos que foram militares em África, como Jorge Jardim Gonçalves ou Otelo Saraiva de Carvalho; ou daqueles que sobre esse continente continuam a escrever, como Lídia Jorge.

1 comentários:

    On 16 setembro, 2011 SEVE disse...

    Fico na expectativa....

     

Blogger Templates by Blog Forum