Se isto é um homem - Primo Levi

Opinião:
Primo Levi, judeu italiano, licenciado em Química, lutou contra a ocupação nazi até que um dia foi preso no campo de concentração em Auschwitz. Baseado na sua experiência de “estadia” neste campo, o autor escreve-nos este precioso testemunho que poucos sobreviveram para contar.
A certa altura, nesta obra, lemos “Ninguém deve sair daqui, pois poderia levar para o mundo, juntamente com a marca gravada na carne, a terrível notícia do que, em Auschwitz, o homem teve coragem de fazer ao homem.” No entanto, Primo Levi, saiu e publicou o seu testemunho. Não é um testemunho que pretende impressionar, nem acusar ninguém (como ele próprio refere) mas mostrar o que realmente aconteceu. Deixar um registo que, posteriormente possa servir de estudo à “alma” humana.
Os factos pelos quais passou, são contados de forma distanciada e ao mesmo tempo muito sentida, conta-nos até onde foi capaz de sobreviver, até quando os seus colegas aguentaram…O sofrimento foi imenso ao ponto de nos dizer que as palavras - fome e frio, teriam certamente outro significado para os milhares de prisioneiros cujas vidas foram abusadas e violadas nos seus direitos. E não o significado que nós, pessoas livres conhecemos…
Será que se podia chamar a todos aqueles prisioneiros homens?? Esta é a grande questão do livro, como o próprio título refere: “Se Isto é um Homem”
Este é um livro de leitura obrigatória e engana-se aquele que achar que este é simplesmente mais um livro sobre Auschwitz. É um relato único, que não pretende comover, mas relatar a realidade pela qual homens estiveram sujeitos, privados das condições básicas para sobreviver.
Aconselho!

Sinopse:
Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado.
Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta.
Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus

Outra opinião aqui

5 comentários:

    On 11 agosto, 2011 Anónimo disse...

    Olá Paula,

    Há um tempo fiz um trabalho sobre este livro, e consultando as conclusões do mesmo, isto foi o que me chamou mais a atenção:

    "Perante a análise da obra e vida de Primo Levi, uma questão continua a oferecer uma solução limitada. Pode a alma e a essência de um homem sobreviver a tamanha degradação da condição humana? Aqui, se a hipótese de suicídio do autor estivesse comprovada, a resposta seria: não. Significaria que a sua admirável serenidade e humanidade fora finalmente vencida pelo mal absoluto, desmentindo a mensagem de esperança da sua obra. Todavia, o impasse de compreensão e conhecimento, com que se deparava, poderia ter conduzido o seu espírito a um angustiante desgaste, que o levaria à submissão e rendição."

     
    On 13 agosto, 2011 Paula disse...

    Offuscatio,
    A sua força interior foi imensa... a força de não querer chegar à condição de animal, fez com que sempre lutasse dentro das suas limitações... e pudesse sempre resistir...
    Quanto à questão: "Pode a alma e a essência de um homem sobreviver a tamanha degradação da condição humana?"
    Pode, quando o homem quer tem muita força e foi isto que Primo Levi nos demonstra neste livro.

     

    Um dos grandes livros do Século XX ... Recomendo a Leitura de Em Busca de Sentido: um judeu no campo de concentração, de Viktor Frankl, da Editora Vozes.

     
    On 13 agosto, 2011 Paula disse...

    Ozias Filho,
    Já anotei ;) obrigado

     
    On 12 janeiro, 2013 João disse...

    Boa tarde,

    Gostaria de ler este livro mas, infelizmente, já não se encontra disponível para venda nas lojas. Alguém interessado em vender o seu exemplar?

    Obrigado.

     

Blogger Templates by Blog Forum