Obra vencedora do
PRÉMIO LITERÁRIO MARIA ONDINA BRAGA • 2011
patrocinado pela
Câmara Municipal de Braga

Conseguiríamos viver isolados, tendo somente o mar e o silêncio como companheiros?

Opinião:
O ser humano é sem dúvida um ser de essência única e misteriosa.
Até quando, há que passar por dificuldades para nos apercebermos que estamos aqui (talvez) por uma única vez e há que aproveitar esta curta estadia para deixarmos algo , uma marca , por mais pequena que esta seja…sei que esta frase é um lugar comum, mas quantos se apercebem disso realmente? Quantos continuam a dizê-lo sem nada fazerem??
O valor e o significado que damos às pequenas coisas. Quantos, entre nós, olharão os pormenores com um olhar especial? Quantos saberão minimizar os seus problemas e não fazer da vida um drama? Por vezes, senão mesmo muitas vezes, é necessário sofrer de forma atroz para renascer…
“O Eremita Galego” é uma obra do autor Pedro Miguel Rocha, “Eremita (do gr. Eremites “que vive em lugar ermo”, (…) pessoa que evita a convivência social, que vive isolada(…)” pág 7
Um livro que se lê num serão, tal é a forma que as acções se desenrolam e nos tocam.
Jorge, é um homem feliz com a sua família e até certo ponto com a sua rotina, de um momento para o outro, vê a sua vida esvair-se tal é a maldade dos outros, a maldade do mundo, onde o dinheiro e os interesses prevalecem cada vez mais.
Assim, após desvendar várias situações, Jorge decide afastar-se da civilização por longos anos e só voltará à vida entre os seus pares depois de muita reflexão, porém quando volta é de uma forma renascida, decidido a fazer algo pelos outros, o que infelizmente (quase) já não existe na nossa sociedade: ajudar os outros sem interesse! Há, de certo, muito mais a dizer sobre este livro, sobre esta história...
À parte de toda a reflexão que nos envolve nesta obra, há uma crítica não menos importante por parte do autor às editoras, como grandes interesseiras nos livros escritos por autores de nomes sonantes, sem olhar ao conteúdo do livro. Vender o livro de alguém que já é famoso é objectivo primeiro de muitas editoras! Este é um mundo conhecido por parte do autor, imagino as dificuldade em editar ou que presenciou outros terem…
Este é um livro que aconselho sem reservas!

Sinopse:
Este livro conta-nos a história de um professor universitário de filosofia, de 50 anos, que, a dada altura, vergado por conflitos pessoais e profissionais, e por uma devastadora intriga que o leitor acompanhará com emoção, sente uma incontornável neces­sidade de se refugiar na costa galega, num casebre abandonado. Viverá, então, a partir daí e durante vários anos, totalmente isolado do mundo, relegado, por opção própria, à quase exclusiva com­panhia do mar.
"O que mais me moveu a ler O Eremita Galego sem parar, de uma única vez, foram as inúmeras qualidades que o autor revela, mais uma vez, na sua obra, alertando o Ser Humano para as coisas mais simples, mas também mais importantes da sua existência."
Daniela Santiago
Jornalista da RTP e Professora Universitária
Excerto adaptado do Prefácio

“À porta do casebre, outrora abrigo de agricultores, apreciava a tempestade que arreba­nhava a paisa­gem, impávido… Não tinha nada a perder…”
Jorge Barros, Professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem uma esposa, uma filha, um emprego e um quotidiano bem definido. A inapelável inconstância da vida humana, contudo, fará desabar os alicerces da sua rotina.
Esta é uma obra que nos faz reflectir sobre as vicissitudes da nossa existência, sobre a precariedade daquilo que temos como adquirido e sobre a facilidade com que o destino – com um simples sopro – altera o rumo das nossas vidas singulares.

SOBRE O AUTOR:
Pedro Miguel Rocha
Licenciou-se em Ensino de Português e Inglês em 1997. Com­plementou a sua formação acadé­mica, em 2006, com uma Pós-Graduação em Ciências da Informação e da Documentação. Para além da escrita, gosta de ler, de viajar, de caminhar pela Natureza e de apreciar um céu primorosamente estrelado. Obras publicadas: Jun­tos Temos Poder (2009); Chegámos a Fisterra (2010); Já não se fazem Homens como antigamente (2010, em co-autoria).
http://www.pedromiguelrocha.com/

6 comentários:

    On 18 maio, 2011 NLivros disse...

    Tenho pelo Luis Miguel Rocha um sentimento de alguma ambiguidade.
    Li um livro dele, do qual não me recordo o título, soberbo. Passado na época do Estado Novo, o autor consegue expressar toda a época e mentalidades. No fim dá a entender que teria continuação mas... até hoje, nada.

    Depois li outro que era qualquer coisa como "... papa" ou algo do género. Fraco, muito fraco, diria até muito ligeiro e sem ponta de interesse.

    A partir daí confesso que fiquei com um pé atrás em relação a ele, porém este titulo que nos trazes despertou a minha atenção. Pode ser que o leia, se tiver possibilidade.

     

    Tenho lido sobre este livro e estou curiosa. Nunca li nada deste autor.

     
    On 18 maio, 2011 Paula disse...

    Iceman,
    Olá amigo :)
    O Eremita Galego não é uma obra prima da Literatura, mas foi uma leitura que me tocou bastante pelos vários aspectos que aborda.
    Gostei bastante :)

    Olinda,
    Tem de experimentar então :D

     
    On 19 maio, 2011 PMR disse...

    Nota:
    Luís Miguel Rocha é o autor de "A Virgem"; "O Último Papa"; "Bala Santa" e "Mentira Sagrada".
    Um excelente escritor e o primeiro português a entrar na restrita lista do New York Times.

    Eu, Pedro Miguel Rocha, sou o autor de "O Eremita Galego" (obra vencedora do Prémio Literário Maria Ondina Braga 2011).
    : )

     
    On 19 maio, 2011 Paula disse...

    PMR,
    Olá, :) obrigado pelo esclarecimento e parabéns pelo seu livro :)

     
    On 19 maio, 2011 Paula disse...

    PMR,
    Tenho cá em casa por ler "Já não se fazem homens como antigamente" e só agora é que vi que também é seu em co-autoria :)
    Tenho de ler!

     

Blogger Templates by Blog Forum