"Este livro é o produto da selecção e recolha de textos do autor por toda a sua obra, dispersa pelos mais variados livros editados após a sua morte como compilações dos seus manuscritos. Portador de uma sabedoria lúcida que poderia rivalizar com os maiores filósofos, a par de uma capacidade de expressão prática em pequenos textos, Pessoa oferece momentos de reflexão sobre temáticas intemporais escritas de uma forma única, numa filosofia que não descura a prática, envolta sempre de algum sentido poético."ª
.
"A variedade de pensamentos de Fernando Pessoa, expressa pelos seus vários heterónimos, justifica-se pelas palavras do próprio, numa carta escrita a Casais Monteiro, em 1935:
.
(...) desde criança tive a tendência para criar em meu torno um mundo fictício, de me cercar de amigos e conhecidos que nunca existiram. (Não sei, bem entendido, se realmente não existiram, ou se sou eu que não existo. Nestas coisas, como em todas, não devemos ser dogmáticos.) Desde que me conheço como sendo aquilo a que chamo eu, me lembro de precisar mentalmente, em figura, movimentos, carácter e história, várias figuras irreais que eram para mim tão visíveis e minhas como as coisas daquilo a que chamamos, porventura abusivamente, a vida real. Esta tendência, que me vem desde que me lembro de ser um eu, tem-me acompanhado sempre, mudando um pouco o tipo de música com que me encanta, mas não alterando nunca a sua maneira de encantar (...)" ª
.
Este livro fazia parte da minha wish list há já algum tempo. Hoje ofereceram-mo! Obrigado Luís pela oferta :)
.
ª Citações e Pensamentos de Fernando Pessoa, Casa das Letras

7 comentários:

    Oiii!!!
    Adoro o seu Blog!
    Ele é super Legal, então eu te indiquei para ganhar o selo Veja Blog e participar da lista dos melhores blogs do Brasil.
    Espero que ganhe, este blog merece.
    Mil Beijos!!!

     
    On 18 outubro, 2009 CICL disse...

    Um dos livros mais fantásticos que tenho na minha estante... comprei-o e ofereci-o também a um amigo que adorou. Beijos

     

    A versatilidade de estilo dos heterónimos de Fernando Pessoa impressiona. Só mesmo um génio para ter essa capacidade, esse inesgotável potencial. E para orgulho de todos nós, é português. Digo é, porque tornou-se imortal.

    Cumprimentos.

     
    On 19 outubro, 2009 Paula disse...

    Karina Porto,
    Obrigado

    Cristina Bernanrdes,
    Um livro muito bom, brevemente vou transcrever passagens :)

    Poeta do Penedo,
    Um génio sem dúvida!

    Um abraço a todos.

     

    deixou-me sper curiosa! estou a leccionar Fernando Pessoua e acho-o um génio sem igual! (só tenho pena que tenha tido uma vida infeliz...)

     

    É!
    A mim também me deixou curioso!
    Estou a dar Pessoa e tou simplesmente a beber cada palavra!

    Quero este livro! ^^

    Parabens pelo blogue ;)

     
    On 26 outubro, 2009 Paula disse...

    Tatiana, Guakjs,
    Para quem gosta de Pessoa, este é um livro obrigatória a ter em casa :)
    Beijinhos

     

Blogger Templates by Blog Forum