Opinião:

Esta obra é um grito ao inconformismo. O inconformismo em relação a uma sociedade retrógrada e aos membros que a compõem em que muitos deles não aceitam a sua própria realidade – homossexualidade.

Richard Zimler, neste livro fala-nos da homossexualidade. A homossexualidade, tal como ela é, sem tabus, sem rodeios, sem meias palavras. É tudo dito de forma limpa e clara. Muitas vezes em tom de revolta (quando nos descreve factos e situações presentes nos nossos dias que simplesmente já não deveriam existir), mas sempre de uma maneira apaixonante!

Publicado originalmente em 1996 no Reino Unido e nos EUA, Insubmissos foi recentemente lançado em Portugal pela Porto Editora. E somente agora, porque Portugal do sec XX não estava preparado para os temas abordados: homossexualidade e SIDA. É de lamentar que volvidos 25 anos, o país continua atrasado em relação aos temas, embora já com algumas mudanças que se vão verificando paulatinamente!

Com sarcasmo e mestria, o autor descreve-nos a atitude de alguns homens portugueses que sendo homossexuais, jamais o admitem, preferindo optar por uma vida dupla, amando e satisfazendo-se em segredo, negando o que são e voltando à vida de fachada, mas perfeita, que a sociedade espera!

Zimler é duro e cru nas suas descrições. Fala-nos da morte que a SIDA trouxe, do preconceito associado, das vítimas incompreendidas por quem as rodeava…

A pág. 84 é repleta de descrições irónicas e deliciosas de se ler sobre o diálogo entre um casal homossexual, quando um deles é português e estão ambos numa situação de interesse mútuo.

As últimas páginas da obra, são um apelo ao amor e à razão, no fundo um alerta àquilo que realmente amamos e damos valor!


“Apercebi-me de que as almas frustradas como o Rui acreditam que as pessoas como eu e o António merecem morrer, não tanto por serem homossexuais, mas por serem livres” pág 352


Liberdade é o que está para além da barreira que muitos não conseguem derrubar... quase sempre está além da zona de conforto... o medo de lutar tolda a visão, o pensamento e assim a felicidade vai sendo adiada! 

Excelente leitura!

Aconselho sem reservas! 


SINOPSE

Depois da morte de muitos dos seus amigos, um professor de guitarra clássica, mundano, judeu e antiga estrela da equipa de basquetebol de Greenwich Village, decide abandonar os Estados Unidos e procurar uma nova vida em Portugal. Mas aquilo a que ele chama o eclipse viral da sexualidade persegue-o até ali, quando António, o seu mais talentoso aluno, testa positivo para VIH e ameaça desistir da vida aos vinte e quatro anos. Desesperado por mostrar ao jovem que ele ainda tem um futuro pela frente, «o Professor» organiza uma viagem de carro com destino a Paris, esperando ser capaz de convencer um virtuoso a aceitá-lo como aluno. O pai de António, um homem rígido e presença distante na sua vida, decide acompanhá-los e, de passagem, os três mergulham num triângulo de aventuras, violência e revelações pessoais. Será que de caminho vão encontrar uma oportunidade de redenção?

Publicado originalmente em 1996, e inédito até agora em Portugal, Insubmissos é um romance vívido e intimista que ousa dar luz a temas que ainda persistem nas sombras.


O livro aqui na wook

2 comentários:


    Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Saudação poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

     

    Rycardo, um livro magnífico e magníficamente escrito!

     

Blogger Templates by Blog Forum