E hoje, temos como convidada Ann Yeti.


Ann Yeti
é o pseudónimo de uma autora portuguesa com raízes australianas. Tem dois livros publicados: a novela Um Fio de Sangue (Dezembro 2018 pela Emporium Editora) e o romance Um Pingo na Água (Março 2020 com a chancela Sell Out do Grupo Narrativa).

Nota pessoal da autora:
“Fui uma criança solitária mas nem por isso menos feliz. Tive por boa companhia muitas leituras e a minha imaginação. Fui, depois, uma adolescente introvertida, embrenhada nos meus pensamentos e nos muitos planos e projetos para a idade adulta. Filha única, de pais separados. Vivi entre dois continentes e viajei o mais que pude entre eles. Sempre gostei de animais. No decurso das minhas viagens tive experiências maravilhosas: nadei com golfinhos e com peixes coloridos, dei biberão a um elefante, vi leões no seu habitat natural, tive um coala ao colo e uma piton às costas (separadamente, claro). Gosto de todos os animais, até de répteis. Só não gosto de insetos. Admiro as formigas e tolero-as desde que não me entrem em casa; protejo as abelhas porque são uma riqueza natural em risco de extinção no mundo inteiro; deixo as aranhas sossegadas até aos 2cm, depois disso… zás, sapatada (mas fico cheia de remorsos). Fico histérica com besouros e baratas voadoras: corro como se não houvesse nada à frente e, por causa disso, já me ia partindo toda. Já dobrei o Cabo Bojador (leia-se, os 40). A partir daí, é sempre a velejar para baixo até ao Cabo das Tormentas! Um dia, deixei a vida agitada e exilei-me no Alentejo, longe de tudo, no meio do nada, onde o silêncio pode ser viciante. Troquei os animais exóticos pelos animais autóctones: rolas e perdizes macho a chamar as fêmeas na cumeeira do telhado, pássaros de todos os tamanhos e cores, lebres à sombra no meu recanto de meditação, uma raposa que vem roubar-me o tapete dentro de casa, javalis a restolhar junto das azinheiras próximas. E a escrita! Essa paixão antiga, esconsa, fragmentada, começou a tomar contornos mais definidos. Digo que sou uma contadora de histórias; o futuro dirá se as minhas histórias têm asas para voar.”


“Entendi este convite como um desafio, não para falar sobre o livro ou livros que mais gostei de ler ao longo da vida, esses foram muitos e variados consoante a idade e o estado de espírito, mas para falar de um livro, “o livro” do qual retirei algum ensinamento importante. Aprendi a ler muito cedo, o português em casa, com a minha mãe, que era uma ávida leitora e carregava sempre uma mala com livros para onde quer que o destino a levasse. Foi talvez com uma idade demasiado juvenil que li várias obras, romances clássicos do século XX, nessa idade em que o nosso espírito observa e absorve como um mata-borrão; e assim se abriu nas minhas mãos “O Fio da Navalha”! Por entre a escrita bem torneada de Somerset Maugham, com as suas meticulosas descrições de uma época e sociedade bonne vivante, personagens marcantes pelas melhores e piores razões, um amor recalcado e tortuoso, vislumbrei um raio de luz que haveria de me alumiar por anos vindouros: que era possível viver fora de padrões estabelecidos, de comportamentos expectáveis, de exigências sociais. “Larry”, o personagem central do romance, “contenta-se em levar a vida que escolheu e em ser apenas igual a si próprio”. Mas o verdadeiro ensinamento é que nós não podemos vestir as nossas escolhas e deixar a etiqueta do preço agarrada; ela tem de ser arrancada e temos de estar preparados para pagar o custo das nossas decisões.”


Ann Yeti

6 comentários:

    On 22 maio, 2020 Landa disse...

    Comecei hoje o último livro da Ann Yeti, que coincidência. O fio da navalha sempre foi um título que me despertou a atenção, agora ainda fiquei mais curiosa.
    Boas leituras

     

    Não conheço nenhum desses livros mas, acredito, que sejam fascinantes de ler...com as pipocas ao lado.
    .
    Cumprimentos

     

    Olá 😊
    Por acaso encomendei há pouco O pingo na água da Ann Yeti, mas também quero ler muito o Fio de Sangue.
    Gostei muito de ler a conversa da Autora.
    Aproveitei para vos seguir.
    Um beijinho


    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

     
    On 23 maio, 2020 Lígia disse...

    Olá Landa.

    Obrigada. :)

    Boas leituras também para si e bom fim de semana.

    Lígia

     
    On 23 maio, 2020 Lígia disse...

    Olá Ricardo.

    Com ou sem pipocas são ambos muito bons ;)

    Lígia

     
    On 23 maio, 2020 Lígia disse...

    Olá Ana Catarina.

    Vai ver que vai gostar.

    Para a semana a autora reservou-nos uma surpresa. :)
    Esteja atenta ;)

    Beijinho

    Lígia

     

Blogger Templates by Blog Forum