Sinopse:
Doña Maru tem noventa anos e uma vida pacata em Oaxaca, México. Percorre diariamente de bicicleta uma longa distância para levar doces, alegria e o seu sorriso às crianças do orfanato. Criada, ela própria, num orfanato, no Chile, de onde fugiu com treze anos, sabe bem o que é estar só no mundo. A vida não foi fácil para ela, mas a velha senhora sempre manteve o caráter rebelde e ouviu os murmúrios do seu coração.

Quando descobre que tem um neto, em Veracruz, decide partir a galope no cavalo de vento a sua velha bicicleta em busca do rapaz numa viagem reveladora do poder dos sonhos.

Com esta fábula cheia de magia, humor e espírito positivo, Gabri Ródenas convida-nos a abrir a caixa dos tesouros que a vida nos oferece - a esquecer o que nos entristece ou o que nos aborrece para abraçarmos uma existência mais emocionante, mesmo que de início isso nos possa parecer desconcertante e insólito. É um convite para vermos a realidade tal como a víamos nos longos verões da nossa juventude, em que tudo resplandecia e o mundo se revelava pleno de aventuras e oportunidades.


Citações:
«O teu coração sempre soube do que necessita e que caminho deve seguir, embora não lhe tenhas prestado atenção. Agora aprenderás a fazê-lo. Precisas apenas de ouvidos para escutar e um coração para sentir.» Gabri Ródenas


Opinião:
Esta avó é uma avó diferente… uma avó que ouve o seu coração e que se deixa guiar por ele… uma avó que está em paz consigo, e que agradece tudo o que a vida lhe dá… uma avó coragem, que deixa tudo sem olhar para trás e segue o seu instinto…uma avó que aceita as tristezas e o lado menos bom da vida como um ensinamento… uma avó com espírito positivo...
Ao longo desta viagem, dona Maru vai encontrando várias pessoas muito diferentes umas das outras, e com a sua sabedoria e bondade vai ajudando, mostra que não precisamos ter muito para sermos felizes e estar bem connosco e com quem nos rodeia.
Vou transcrever algumas frases que retirei da obra, que nos ajuda a “ver” com mais clareza o que vamos encontrar nesta obra:
“… se amarmos sem parar e não encararmos nada como um dado adquirido, mantemo-nos eternamente recém-nascidos.”
“… O ódio é uma forma de medo, o que, por seu turno, é sempre um pedido desesperado de amor.”
“… Não fazia o mínimo sentido dar voltas à cabeça todos os dias, enlouquecer a pensar no passado ou a antecipar com ansiedade um futuro incerto, já que isso era tão absurdo como tentar conduzir para a frente olhando pelo espelho retrovisor.”
“… Além disso, sem cair, portanto, no narcisismo ou no egoísmo, uma pessoa podia e devia amar-se e apreciar-se a si mesma; ter aspirações, metas e objectivos; saber que era digna de tudo o que de bom entrasse na sua vida.”

No início de cada capítulo, temos sempre uma frase da autoria de outro autor que nos faz reflectir. Vou transcrever algumas:
“A sabedoria suprema consiste em ter sonhos suficientemente grandes para não os perdermos de vista enquanto os tentamos alcançar.” William Faulkner.
“A forma mais elevada da inteligência humana é a capacidade de observar sem julgar.” Jiddu Krishnamurti.
“Quando, devido ao egoísmo, pensamos só em nós mesmos, até um pequeno problema parece insuportável.” Dalai Lama

Uma obra do qual retiramos bons ensinamentos e ficamos com o coração mais leve.

Para mais informações vir aqui.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum