INTRODUÇÃO DE GILLIAN FLYNN. POSFÁCIO DE PATTON OSWALT.

UM LIVRO BASEADO EM FACTOS REAIS. BREVEMENTE UMA SÉRIE DE TELEVISÃO HBO.

Sinopse:
O livro tem o enredo, suspense e intensidade de um policial. Trata-se, no entanto, de um livro de não-ficção. McNamara morreu de forma trágica a meio da investigação que procurava identificar o Assassino de Golden State, responsável por uma onda de violações e assassinatos na Califórnia que se prolongou por mais de dez anos.
A Polícia arquivou o caso. Mas McNamara continuou a investigação pelos seus próprios meios.
“Desaparecer na Escuridão” é o relato de anos de investigação sobre a mente de um criminoso impiedoso. É também o retrato da obsessão de uma mulher pelo fim da impunidade de um assassino. Este livro está destinado a tornar-se um clássico da literatura policial.


Citações:
«Não consegui parar de ler este livro.» [Stephen King]

«Uma investigação viva e meticulosa de um predador doentio que aterrorizou a população da Califórnia por mais de uma década. Um retrato de uma escritora que se deixou consumir pela perseguição a um criminoso.» [New York Times]


Opinião:
Se gostam de obras de ficção policial, e ficam enfastiados com o floreado que alguns  dos autores fazem, até que finalmente vão aos factos realmente importantes, então esta obra é a indicada para vocês!!!

Se gostam de obras de ficção policial, mas ficam desiludidos porque tudo bem espremido, o “sumo”, o que realmente é importante, fica em menos de meia dúzia de páginas, então esta obra é a indicada para vocês!!!

Vocês perguntam-me: Mas então, esta obra é uma não ficção, ou ficção? É uma não ficção, que se parece com uma ficção, mas que só nos conta o que realmente é importante, que só tem o “sumo”, e este sumo são os vários “passos” que a investigação teve. Parece que nós somos os inspectores e estamos a recolher as pistas, e faz-nos pensar, raciocinar, tentar chegar à solução. 
Michelle McNamara não é uma inspectora na vida real, mas parece, porque para além de a acompanhar e investigar pelos seus próprios meios, de uma forma inteligente descreve passo a passo tudo o que ao longo de tantos anos se fez e se está a fazer para descobrir quem é o tal Assassino de Golden State. Consegue fazer isso de uma forma que não é “maçuda” e não se põe com floreados (desculpem a expressão, mas para além de a achar engraçada, até se adequa aqui ao contexto).
Nos anos 90 alguns laboratórios criminais já analisavam o ADN, o que passou a ser um grande trunfo na investigação, no entanto por vezes quando se julgava que se estava a chegar ao verdadeiro assassino, afinal tinha-se dado mais um passo em frente, mas a investigação ainda não tinha terminado (quando digo que se dava um passo em frente, mesmo não se tendo descoberto o assassino, é porque se eliminou mais um suspeito). Em 2016, ano em que a autora faleceu, este grande assassino ainda não tinha sido descoberto, mas estava-se mais perto (ou assim parecia).

Uma leitura super interessante e empolgante, que vos vai tirar o sono até chegarem à última página!

Para mais informações procurem aqui.


1 comentários:

    Estou muito curioso nesta leitura e ainda mais agora depois de ler esta recensão. Obg. :)

     

Blogger Templates by Blog Forum