Para alguém muito especial: de um filho, para o seu pai


Sinopse:
Este é o livro que qualquer filho quer dar ao seu pai: Não Me Esqueço, Pai! A prenda que lhe podem dar no dia de aniversário, no dia do Pai, mas também em todo e qualquer dia. É um livro íntimo, com 50 situações que qualquer rapaz já viveu com o seu pai. É um livro de evocação sentimental, profunda e ternamente nostálgico. Bonito e discreto como o amor que junta pai e filho. Começa assim:

«Pai, ofereço-te este livro. É um grão de areia comparado com a vida que tu me ofereceste até hoje. Cuidaste de mim, alimentaste-me, ensinaste-me, levaste-me pela mão, carregaste-me às cavalitas. Bem sei que cresci e que já não dizes aos teus amigos “o miúdo”, quando falas de mim. “O miúdo” é coisa que já só dizes à mãe, em segredo e baixinho. Com este livro, venho eu dizer-te como, ao pé de ti, me sinto e me quero sentir para toda a vida “o miúdo”.
Quando sou “o miúdo”, o teu miúdo, fico de peito cheio, pai. Tomam conta de mim todas as memórias que, desde que me lembro, tenho de ti. E eu lembro-me de quase tudo, de me pegares ao colo, de me levantares no ar, de me fazeres cócegas, mas também de me ensinares a ler, de me contares histórias, de me levares a ver o mar, florestas, rios, de me teres ensinado a abrir o motor de um carro, a mudar um pneu, a fazer a barba, a fazer o nó de uma gravata e de, qual gravata, qual nada, me levares a ver a bola e beberes comigo umas valentes imperiais como se fossemos os melhores amigos.
És o meu melhor amigo. Ensinaste-me o caminho da razão, da sensatez, ensinaste-me a ter orgulho em fazer o bem. Obrigado, pai, por, como num filme, me teres posto na vida do lado dos bons.»

Às palavras juntam-se 50 fotografias num tom sépia, iguais às fotografias de um velho álbum de família. 

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum