Sinopse:
A história de um jovem dividido entre duas religiões e dois amores, em busca da sua liberdade e da do seu povo, na Andaluzia do séc. XVI. 1568. Depois de derrotados por Isabel, a Católica, a comunidade muçulmana andaluza sobrevive com muitas dificuldades, sob a constante repressão dos Cristãos, mas depressa o descontentamento dá lugar a uma sanguinária revolta. Entre os revoltosos encontra-se Hernando, um jovem desprezado pelo seu próprio povo e maltratado por Brahim, o seu padrasto. Dotado de uma extraordinária habilidade para lidar com animais, Hernando salva a vida ao filho de uma jovem belíssima, Fátima. Dividido entre a fé que lhe foi incutida e as atrocidades que vê serem cometidas em nome de Alá, o seu coração impele-o a ajudar um nobre cristão, obtendo a sua eterna gratidão. Porém, a sua coragem e honestidade também lhe granjeiam alguns inimigos, sobretudo o seu cruel padrasto que, aproveitando-se da morte do rei, consegue condenar Hernando à escravatura e desposar a bela Fátima, o grande amor do enteado. Brahim, na qualidade de lugartenente do novo monarca, parece inatacável, e Hernando parece condenado à desgraça… 

Opinião:
Esta foi a minha última leitura do ano e também o último livro para terminar o meu desafio literário de 2017. Podem ver aqui.
Entretanto vou fazer uma publicação para o desafio literário deste ano.

Deste autor já li “A Catedral do Mar” e “A Rainha Descalça”, mas “A Mão de Fátima” foi a leitura que mais gostei. Entre os que li, se alguém me perguntar por qual começar para conhecer este excelente autor, aconselho este sem dúvida alguma.
Eu adoro romance histórico, adoro aprender sobre outras épocas sem fazer qualquer esforço para isso e de uma forma prazerosa, e este escritor é excelente nisso.
Este livro é de leitura muito fluída e num instante se lê estas 920 páginas, por isso não se assustem nem pensem que vão demorar uma eternidade para o terminar.  
O tema abordado nesta obra embora decorrido na segunda metade do século XVI (na Península Ibérica) é muito actual, esta “guerra” entre cristão e muçulmanos, este derramamento de sangue entre estas duas religiões que pensamos ser muito diferentes, mas que têm muitos pontos em comum. É baseado nestes pontos comuns que Hernando (personagem principal deste livro) tenta que cristãos e muçulmanos possam viver juntos em comunidade, cada um prestando em liberdade o seu culto. E é essa luta que vamos acompanhando neste livro.
São 920 páginas em que passamos por tudo, desde a crueldade, ao desespero, à tristeza, à alegria, à injustiça, à crença, à vingança e principalmente ao Amor.

Recomendo… Conhecimentos e emoções na dose certa.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum