Sinopse:
Tom Gates é mestre em arranjar desculpas para não fazer os trabalhos de casa. Atacado por cães, água derramada nos cadernos ou ter sido atingido por raios, são apenas alguns dos argumentos bem divertidos que Tom arranja para tentar enganar os pais. Sem contar com o tempo gasto a chatear a irmã Adelia. Os livros escolares de Tom estão sempre cheios de rabiscos, balões com desenhos e pensamentos. Depois de conseguir a nota máxima pelo trabalho escrito nas férias “Acampar é uma seca”, as notas de Tom começam a piorar de dia para dia. É uma pena, pois Tom está desesperado para impressionar Amy Porter, a rapariga inteligente que se senta ao lado dele na sala de aula.
Prémios:
■ Waterstones Children's Book Prize 2012
■ Red House Book Awards 2012


Opinião:
O Mundo Fantástico de Tom Gates, é o diário de um rapazinho (o Tom), muito malandreco que frequenta o 4ºano.
Aqui, ele vai contando e ilustrando o seu dia à dia, com os pais e a irmã mais velha (Adélia), e na escola, com os seus professores e colegas de turma. Tom tem uma bela “veia” artística e aproveita todos os bocadinhos (principalmente na sala de aula) para desenhar o que lhe vem no imaginário. Sem precisar de qualquer ajuda, está sempre metido em várias peripécias super engraçadas, em que por vezes o fazem ficar de castigos, e outras vezes “safa-se”, porque tem uma imaginação super fértil para inventar algumas desculpas credíveis, mas algumas bem disparatas.
Após esta leitura, compreende-se perfeitamente, que os prémios alcançados por Liz Pichon foram bem merecidos. Tem todos os “condimentos” para agarrar e divertir o pequeno leitor do início ao fim. Recomendo…

Um à parte…
Conforme vou acompanhando o meu filhote, no mundo da leitura, penso que neste momento, com a variedade de livros que existe para os pequenos leitores, que o difícil , será arranjar um livro que não gostem. Mas isso sou eu que digo, e provavelmente estou enganada... Provavelmente muitos dos adultos de hoje teriam a “paixão” da leitura, se em crianças tivessem tanta variedade de obras para escolher, como as de hoje têm. ;)


Idade Recomendada: +10 anos

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum