Sinopse:
Com apenas dezoito anos, Vitória torna-se rainha da mais poderosa nação do mundo.

Mas será monarca de pleno direito ou uma marionete nas mãos da mãe e do sinistro Sir John Conroy? Conseguirá esta jovem frágil fazer-se respeitar por homens como o seu tio, o Duque de Cumberland, que consideram as mulheres demasiado histéricas para governarem? Todos querem vê-la casada, mas Vitória não tenciona casar por conveniência com o seu primo Alberto, um tímido devorador de livros, que nem sequer sabe dançar. Ela prefere reinar sozinha, apoiada pelo seu Primeiro-Ministro, Lord Melbourne, com idade suficiente para ser seu pai, mas o único que consegue fazê-la rir e que acredita que ela virá a ser uma grande rainha.

Vitória - A Jovem Rainha é um romance histórico, com enorme atenção ao detalhe e uma pesquisa que parte da correspondência e diários da própria rainhaDaisy Goodwin é também a autora do argumento da série televisiva Vitória.


Citações:
«A pesquisa e a atenção ao detalhe, desde o protocolo ao vestuário, são irrepreensíveis e dão vida à rainha Vitória, uma figura histórica formidável.» | Sunday Mirror

«Irresistível. Um romance histórico rico e apaixonante.» | Publishers Weekly

«Daisy Goodwin consegue criar suspense a partir da vida íntima da rainha Vitória tal como esta se nos apresenta na sua correspondência e diários, e faz jus à inteligência e independência que fizeram dela uma das maiores monarcas da história.» | The Times


Opinião:
Embora Daisy Goodwin para a escrita deste romance e da série televisiva, tenha feito uma pesquisa baseada na correspondência e diários da própria Rainha, tive alguma curiosidade e estive na Net a fazer a minha própria pesquisa, para saber se o que iria ler nesta obra “batia” certo com a informação que tinha ou se iria ser demasiado fantasiosa, para atrair o leitor. Não encontrei discrepâncias, realmente o dia-a-dia dos dois primeiros anos de reinado da Rainha Vitória passaram-se como esta obra nos retrata.
A leitura desta obra é muito simples e fluida, penso que para aqueles leitores que “acham” que os romances históricos se tornam demasiado “massudos”, podem-se “atrever” a pegar nesta obra, e vão ter uma alegre surpresa.
Adorei esta pequena Rainha, que tão nova teve de subir ao poder, mas que nunca se deixou influenciar, nem teve medo, de quem apenas tinha segundas intenções e a queria influenciar para o seu próprio proveito (jogos de poder). É uma rainha e mulher inteligente e de personalidade muito forte, o que para a altura não é nada comum. Nessa altura, era muito difícil, mesmo para uma rainha fazer valer as suas razões e ideias, para a maioria dos homens, as mulheres eram mais um adorno e “úteis” para a procriação.  

Gostei bastante, uma leitura bastante interessante.





O livro aqui na editora


0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum