SINOPSE
Esta é a história de uma menina, a Eva, que descobriu como afastar as nuvens cinzentas e pesadas que teimavam em acompanhá-la para todo o lado. Com pistas e atividades no final, este livro pode ser uma ferramenta útil para, em conjunto com as crianças, trabalhar sentimentos do dia-a-dia.


PREFÁCIO
Fátima Lopes (apresentadora de televisão)
Ler este livro foi para mim uma experiência intensa e muito rica. Não nos é fácil aceitar que as crianças em geral e os nossos filhos em particular, possam ter "nuvens na cabeça". Achamos que isso é coisa de gente grande, marcada pelas vivências do seu trajeto. A verdade é que as nuvens aparecem cedo e simplesmente vão-se transformando ao longo da vida. Mas também é verdade que quanto mais cedo soubermos lidar com elas e afastá-las do nosso horizonte, mais capazes seremos de valorizar todas as coisas bonitas da vida, pondo o foco na construção da nossa felicidade. Este livro não é só uma ferramenta valiosa para educadores, pais, avós e todos aqueles que lidam com crianças. É também para todos os que ainda não descobriram a forma de afastar as nuvens escuras que pairam nas suas vidas. Atreva-se a soprá-las e deixe o sol brilhar no seu Universo. 


OPINIÃO
A Eva anda triste sem saber porquê, só sabe que tem umas nuvens muito negras à volta da sua cabeça. Nem o que mais lhe costuma agradar fazer consegue. Um amigo apercebe-se disso, e vai ajudá-la e ensina-la a afastar essas nuvens do seu caminho. E para isso, ela só vai precisar de usar a imaginação. 
No fim, o livro tem algumas actividades para os adultos fazerem com os mais pequeninos e também alguns pequenos conselhos.

Quem já esteve de mau humor e “murcho” sem saber porquê, ponha o dedo no ar?
Enaaa tantos dedos no ar... J
É verdade, tal como os adultos muitas vezes estão assim, também as crianças por vezes carregam esse sentimento sem saberem porquê, e o que fazer, para se afastarem dele, e voltar a ter a energia e a alegria de sempre.
Com as “dicas” que a Eva e o seu amigo nos vão dar, temos “ferramentas” preciosas, que nos vão (a adultos e crianças) ajudar a dar “a volta por cima”. 
E o principal é usar a nossa imaginação, é termos um sentimento sempre positivo, porque à nossa volta tudo é fantástico, basta nós querermos. 
Vai também ajudar a valorizar tudo o que temos de bom na vida, mesmo as "coisa" mais pequeninas.

Não resisti e transcrevi o prefácio da Fátima Lopes, que é lindíssimo, super positivo e nos ensina muito.

Um pequeno livro de muito valor.


 IDADE RECOMENDADA: +4 anos

2 comentários:

    On 16 agosto, 2017 Paula disse...

    Parece muito bom!! Muito útil!!

     
    On 16 agosto, 2017 Lígia disse...

    Sim, é muito bom.

    Os adultos de longe a longe também deviam ler este pequeno livro, só lhes fazia bem. ;)

     

Blogger Templates by Blog Forum