As Botas do Sargento, do escritor, poeta e ensaísta Vasco Graça Moura, regressou às livrarias em novembro.

Este livro, editado pela Quetzal Editores pela primeira vez em 2001, volta a estar disponível em Portugal.

A partir de algumas das famosas telas de Paula Rego – Duas Meninas e um Cão, de 1987; A Filha do Soldado, 1987; Partida, 1988; A Filha do Polícia, 1987; A Dança, 1988; O Sonho de José, 1990 –, Vasco Graça Moura constrói uma narrativa dentro do espírito e do imaginário da pintora: há meninas, cães, empregadas domésticas, gatos e bailes ao luar, e a realidade sempre agarrada ao sonho – ou vice-versa.

Na segunda parte do livro, conta-se a história de vida e artística de Paula Rego, através de fotografias, desenhos e de muitas passagens pela voz da artista, num registo acessível e adequado às faixas etárias visadas.

Considerado por muitos como um dos maiores, se não o maior, poeta português contemporâneo, Vasco Graça Moura é autor de uma vastíssima obra poética, ensaística e ficcional e um nobilíssimo tradutor e divulgador das literaturas clássicas.


«Só ela continuava a dançar, a dançar num galope que não havia maneira de se deter, sem ficar exausta com aquela trepidação, sem ter sede nem vontade de comer, sem sentir a cabeça a andar de roda, sem lhe apetecer regressar a casa. E foi de repente, passado ainda um bom bocado, que lhe pareceu que, também ela, já não tinha vontade nenhuma de dançar. Mas não conseguia parar. As botas faziam-na levantar pés e pernas e andar naquele rodopio, apesar de a música se ter calado e de todas as pessoas se terem ido embora, a pouco e pouco, até o terreiro ficar completamente deserto à luz da Lua.»*

Texto enviado pela editora

1 comentários:

    Nunca li nada deste sr., não simpatizava com ele nem com as ideias dele, mas quem sabe um dia destes esqueço-me disso e leio um livrito dele.
    Bjs

     

Blogger Templates by Blog Forum