Eu e o autor de Peónia Vermelha, André de Oliveira, decidimos que seria interessante fazermos uma entrevista, comigo na pele de entrevistador, claro. Quem é que quer ouvir as minhas respostas? Ninguém, obviamente. Mas as dele são boas. Ora vejam...

1) Onde nasceste? Preferias ter nascido noutro local?
Nasci num hospital do Porto. Tenho vivido em Milheirós de Poiares desde criança. Vivi alguns anos no Porto e uns tantos meses em Lisboa. Passei uma temporada larga na Índia e uma bela experiência no México. Adoro o local onde nasci e vivo, mas se pudesse escolher outro local para nascer, talvez experimentasse Júpiter ou Vénus... ou talvez Marte!!!

2) O que te faz sonhar?
Uma boa estória, um bom livro, um excelente filme, uma música maravilhosa, uma árvore ancestral, um pássaro a voar, uma noite estrelada, um fim de tarde à beira-mar, os olhos dos seres humanos e as estórias que têm para contar.

3) O que te faz viver?
Os sonhos que vou concretizar, os livros que tenho para escrever e publicar, os filmes que quero escrever e realizar, os seres humanos que quero inspirar e que me inspiram a ser um homem cada vez melhor a cada respiração que acontece em mim

4) O que te irrita?
Má educação e cinismo.

5) Sintetiza o teu livro em três palavras.
Thriller. Intenso. Surpresa.

6) O que esperas de alguém que te leia?
Absolutamente nada. No entanto, se a pessoa se perder de si mesma, nem que seja por alguns minutos, enquanto está a ler o meu livro, se essa mesma pessoa se sentir envolta num estado de espírito poético e revelador para si mesma, então sinto que o livro alcançou o seu objetivo.

7) Se um leitor pudesse ler o teu livro numa cidade qualquer, qual escolherias?
Lisboa!

8) Diz-me uma música que traduza o estado de espírito do teu livro.
Time is Running Out - Muse.

9) Precisas de isolamento para criar uma história ou ela surge-te enquanto fazes outras actividades? (Quais.)
O processo de escrita é absolutamente solitário para mim. Necessito dessa solitude e disponibilidade para que possa escrever efetivamente. No entanto, surgem-me muitas ideias quando estou a ler um grande livro ou a ver um filme que me inspire, ou a ouvir uma grande música. Algumas das melhores ideias surgem-me quando estou a correr ou quando me sento em frente ao mar.

10) Que personalidade daria uma melhor história biográfica?
Adoraria ler uma biografia escrita ou um filme/documentário sobre a vida de Christian Bale, um dos meus atores preferidos.

11) Tens autores favoritos? (Quais.)
Tenho demasiados! Gosto muito dos livros de Daniel Silva, Luís Miguel Rocha, Leon Tolstoi, John Grisham, Dan Brown, Lars Keppler, Zhang Jie, Nuno Nepomuceno, Pedro Jardim, Saramago, Philip K. Dick, Herman Hesse, Eric Fratini, Lee Child, Philip Kerr e tantos outros!!!

12) Que livro que não tenha sido adaptado para o cinema daria o melhor filme?
O meu Peónia Vermelha!!! (Risos!!!)

13) Há alguma personagem de um livro que te tenha marcado?
Adoro o Gabriel Allon, personagem principal da série de romances de espionagem do Daniel Silva. É duma sobriedade, frieza e inteligência tal que inspira respeito. E adoro também o Mal`akh, vilão de Símbolo Perdido, de Dan Brown. Neste caso é um dos melhores vilões que já li. A forma como ele se recria e põe em ação o seu plano é simplesmente genial.    

14) Com que escritor gostarias de conversar durante uma hora?
Adoro o Gabriel Allon, personagem principal da série de romances de espionagem do Daniel Silva. É duma sobriedade, frieza e inteligência tal que inspira respeito. E adoro também o Mal`akh, vilão de Símbolo Perdido, de Dan Brown. Neste caso é um dos melhores vilões que já li. A forma como ele se recria e põe em ação o seu plano é simplesmente genial.    

15) Se pudesses mudar o final de um livro qual mudarias? (Para o quê.)
Nunca faria tal coisa. Respeito demasiado as escolhas e decisões de cada escritor.


Que tal gostaram?! É que sou bom entrevistador, não acham?
Espero que tenham gostado das respostas, mas é.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum