Sinopse
Em Histórias Possíveis, David Machado apresenta dezasseis contos onde tudo se passa no limiar da realidade. Há o caso do maestro que escuta sinfonias inteiras no andamento do metropolitano de Lisboa, a desventura do noctívago esfaqueado que recorre aos serviços de uma costureira para lhe fechar a ferida na barriga, o idílio fatal de uma octogenária penitente ao provar sem querer uma barra de chocolate, a angústia de um brasileiro perdido durante uma semana nos corredores intermináveis do hospital para onde vai curar uma dor de dentes, ou o relato da vida de um vagabundo que subitamente salta para a ribalta do mundo por causa dos seus dotes de violinista. Transversal a todas as histórias deste livro é a voz que os conta. Cada conto tem o seu próprio narrador, mas em todos este não é mais do que mera testemunha que nunca chega a participar na acção.



Opinião
Conheço o autor desde que li o seu "Deixem Falar as Pedras" (2011), mas deu-se em mim um clique brutal  - como o impacto de um grande pedregulho na testa - em "Índice Médio de Felicidade" (2013).
Após a leitura desses dois livros, havia muito tempo que eu desejava colocar estes dois olhitos em cima de "Histórias Possíveis", publicado em 2008, pela Editorial Presença. Entretanto o autor publicou alguma literatura infantil, mas o que eu queria mesmo era espreitar este livro que foi, afinal, a génese das obras destinadas ao público adulto.
Nesta série de contos bastante curtos vê-se muito daquela que julgo ser a essência de David Machado, um autor moderno, de possíveis e impossíveis, de histórias transversais, sem tempo nem memórias nem remorsos. É um autor de mundos solitários, de raízes soltas em terrenos desconhecidos.
Em "Histórias Possíveis" não se vê, nem se podia ver, o escritor maduro, feito e confiante de "Índice Médio de Felicidade", mas podemos constatar o seu nascimento, aquilo em que ele se baseia para poder ser, na minha opinião, um dos melhores autores portugueses contemporâneos.

O livro aqui na editora

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum