Livros que espero ler (IV)

Espero ler em breve. 


Em Viver com Alzheimer, do neurologista José Luis Molinuevo, encontra-se esclarecimentos práticos e acessíveis acerca da natureza, da sintomatologia e da progressão da doença de Alzheimer. Este conhecimento permite fazer uma gestão mais adequada das expectativas, comunicar de forma mais eficaz tanto com a pessoa afetada pela doença como com os restantes familiares ou amigos e, sobretudo, adquirir ferramentas para se adaptar da melhor maneira possível a uma realidade em constante mudança.


«A experiência de vida é um processo individual, pelo que é impossível experimentar uma situação nova até fazermos parte da realidade dessa situação. É como quando iniciamos um novo processo de qualquer natureza (seja uma doença ou um emprego) e alguém nos diz que teve uma experiência semelhante; até sermos nós a experimentar essa situação, não podemos saber qual será a nossa reação ao processo. No caso concreto da doença de Alzheimer, enquanto não aceitarmos que está a ocorrer uma mudança tanto na pessoa afetada como, indiretamente, em nós e que é necessário que nos adaptemos às circunstâncias, não seremos capazes de operar de maneira ótima para assistir o paciente na sua adaptação, na sua mudança, e de ajudar-nos, assim, a nós próprios. Neste caso, o intelecto permite-nos entender como este processo poderá evoluir, mas só quem vive a experiência a poderá verdadeiramente conhecer.» Dr. José Luis Molinuevo.

3 comentários:

    Tá ai um assunto que acho interessante, mas nunca me aprofundei em uma leitura do assunto. Esse livro me pareceu uma boa pedida, seja para aprender mais sobre o assunto e como conviver com o mesmo ou com alguém que o possua.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

     
    On 25 março, 2014 Paula disse...

    Tenho bastante curiosidade

     

    Infelizmente tenho experiência de 10 anos a cuidar de minha mãe com Alzheimer. Felicito o aparecimento destas obras.

     

Blogger Templates by Blog Forum