Sinopse
O pintor Oskar Kokoschka estava tão apaixonado por Alma Mahler que, quando a relação acabou, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada. A carta à fabricante de marionetas, que era acompanhada de vários desenhos com indicações para o seu fabrico, incluía quais as rugas da pele que ele achava imprescindíveis. Kokoschka, longe de esconder a sua paixão, passeava a boneca pela cidade e levava-a à ópera. Mas um dia, farto dela, partiu-lhe uma garrafa de vinho tinto na cabeça e a boneca foi para o lixo. Foi a partir daí que ela se tornou fundamental para o destino de várias pessoas que sobreviveram às quatro toneladas de bombas que caíram em Dresden durante a Segunda Guerra Mundial.

Opinião
Surpreendente. Profundo. Magistral.
Dos livros que li do Afonso Cruz este foi sem dúvida o mais complexo. Por esse motivo estou certo que o lerei novamente em breve. Assim, a sua complexidade dá um brilho diferente à obra. Não que os restantes títulos não possuam um brilho - seria impossível não possuírem, pois o autor é uma espécie de mágico das palavras e dos sentimentos -, mas este oferece-nos ainda mais qualquer coisa.
Quem costuma acompanhar o blog sabe que sou um admirador incondicional do autor, daqueles que sei que nunca me irão desagradar - e não são assim tantos. Mas, credo!, como é possível que a cada duas páginas o Afonso Cruz me consiga arrepiar desta forma? E muitas vezes consegue fazê-lo em várias ocasiões numa só página.
A questão essencial é que não interessa a história, o enredo e os personagens. Não vou contar nada acerca disso. O ponto fulcral é: este livro é do Afonso Cruz. Idealizado, pensado, construído e escrito por ele. Logo, façam um favor a vocês mesmos e leiam, leiam tudo o que ele escreve porque o gajo - permitam-me o atrevimento - é o maior.

14 comentários:

    Fiquei bem intrigada com o nome. Diferente, não? rs
    E a estória parece ser bem legal.

     

    Este tenho mesmo que ler! :)
    Boas leituras!

     

    Ai tens tens, tonsdeazul! :)

    Prateleira de Biblioteca, Kokoschka é o nome de um dos personagens e a sua boneca é... digamos... a essência da história.

     

    Adoro Afonso Cruz. É um escritor com letras maiúsculas. Já li 5 livros da sua autoria. Esse conta na minha lista.

    Conhecer mais um astro que compõe o universo de Afonso Cruz é sempre um prazer enorme.
    opinião completa: http://rabiscosdoluar.blogspot.pt/2013/12/a-boneca-de-kokoschka-afonso-cruz.html


    Miguel :)

     
    On 21 fevereiro, 2014 Anónimo disse...

    O início ou o mote da estória, lembra Pigmalião

     

    Também já o tenho para ler :)

     

    :)

     
    On 21 fevereiro, 2014 Joel disse...

    Ainda não li o livro nem o autor.

    Mas o que me surpreendeu, foi o facto de o que o anónimo disse sobre Pigmalião, e pela sinópse entende-se, e nenhum de vós ter percebido.

    Quem tem um blog sobre literatura, no vosso caso só livros, deve ter cultura, e mais uma vez estão aquém.

     
    On 21 fevereiro, 2014 Catarina disse...

    Leitura sem cultura é vã.

    Vocês não perceberem que tinha a ver com O Pigmalião?

    Ainda bem que alguém reparou...

     

    Vocês, que gostam de criticar, se repararem, na opinião ao livro não falo do seu conteúdo, mas antes do autor e da sua forma de escrever e de estar.

    O anónimo referiu-se à sinopse. E essa, especialistas e críticos, foi elaborada pela Quetzal, a editora que publicou este livro genial. Portanto, queiram fazer o favor de se manisfestarem junto deles.

    É verdade. Quem tem um blogue de livros deve possuir alguma cultura. Mas quem gosta de criticar deve ler - e pensar - antes de o fazer.

     

    Joel e Catarina,
    Adoro estes comentários que para mim são igualmente vãs.

     

    Talvez essas pessoas devam pocurar locais onde se dissecam obras se o objectivo delas é conhecer um livro para não o ler. Eu, quando opino, exprimo o que cada obra me fez sentir, não falo do conteúdo nem desenvolvo o tema. Nunca o fiz, nem vou fazê-lo só porque há quem ache que sim. E, felizmente, ainda faço o que quero.

     

    Afonso Cruz é um dos escritores mais interessantes do século XXI. Ainda não tenho este livro, mas sem dúvida que irei lê-lo.

     

    Li a sinopse.
    Pareceu-me urgente ler este livro.
    Depois li todos os comentários e considero extremamente saudável o que este Blog está a fazer :conseguir despertar as mentes para o que é novo,sai do estereotipado ,levando as pessoas a exprimir ,livremente , a suas opiniões ,críticas ou simples pareceres.
    Parabéns!

     

Blogger Templates by Blog Forum