A Casa do Sono, Jonathan Coe

Opinião:

"Imensa, cinzenta e imponente, ali estava Asdown onde sempre estivera, desde há mais de cem anos: na ponta de um premonitório a vinte metros, nem tanto, da face escarpada do rochedo (...) todo o dia e toda a noite, as ondas arremessavam-se desvairadas contra a rocha barricada"

Esta é Ashdown, uma propriedade onde os personagens desta história vão caminhar vezes e vezes sem conta.
Jonathan Coe, nesta narrativa fala-nos dos distúrbios do sono. Como a falta deste, o excesso, ou ainda as muitas doenças relacionadas com o sono podem interferir e modificar a vida de cada uma das suas personagens e das pessoas em geral.
Robert, Gregory, Sarah, Madison, Terry frequentam Asdown em dois tempos diferentes - No passado enquanto estudantes e habitantes da residência universitária que era Asdown e no presente como funcionários ou pacientes da clínica em que se transformou aquela magnífica casa em cima do rochedo.
Estas personagens vão juntar-se e afastar-se com uma mestria de escrita que me surpreendeu. A escrita de Coe é algo fenomenal. Todo o enredo está maravilhosamente escrito, maravilhosamente sólido. O final é imprevisível e belo. 
É com toda a certeza um dos melhores livros que li este ano!

Aconselho sem reservas!

2 comentários:

    On 05 abril, 2013 Vasco disse...

    Este autor é fenomenal.

     

    também gostei bastante!

     

Blogger Templates by Blog Forum