O Golpe de Misericórdia
de Marguerite Yourcenar
Introdução de Agustina Bessa-Luís
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 120
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722051620

Esgotado há muito tempo, um romance de referência com introdução de Agustina Bessa-Luís.



Sinopse
Situado numa região perdida dos países bálticos, no rescaldo da Primeira Guerra Mundial, este curto mas pungente romance dá-nos a conhecer três jovens cercados por uma guerra civil: Eric, um prussiano que luta do lado do Exército Branco contra os bolcheviques; Conrad, seu amigo de infância; e Sophie, irmã de Conrad, que carrega o fardo insuportável de um amor não correspondido.
O Golpe de Misericórdia é a história dessa obsessão amorosa, genialmente descrita por umas das grandes vozes da literatura do séc. XX.

Marguerite Yourcenar iniciou a sua carreira literária em 1929, com a publicação de Alexis ou o Tratado do Vão Combate. O seu primeiro grande sucesso foi obtido em 1939 com  este romance, O Golpe de Misericórdia, adaptado ao cinema, em 1976, pelo cineasta alemão Volker Schlöndorff. No início da década de 1950 publica aquele que seria reconhecido como um dos seus livros fundamentais: Memórias de Adriano. A publicação, em 1968, de A Obra ao Negro, galardoado com o Prémio Femina por unanimidade, e considerado uma obra-prima, consagra-a definitivamente.

Foi membro da Academia Francesa.
Faleceu em 1987, com 84 anos.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum