A Implosão
de Nuno Júdice
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 120
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722051675

Sinopse
Dois antigos conhecidos do tempo da Ditadura e das conspirações encontram-se, muitos anos depois, numa manifestação contra um governo que traiu as promessas feitas ao seu povo. Tudo se passa, portanto, num país imaginário de um continente também imaginário: uma Europa que se encontra em completa desagregação social e política. Um deles convida o outro para o acompanhar a uma igreja onde se encontra um caixão cujo conteúdo ele não revela. Uma mulher? Ou algo de secreto para uma revolução de que ambos falam como se fosse necessária? Durante a noite falam do passado, do presente, da mulher que ambos amaram, e do homem que ela teria amado e que os traiu a todos ligando-se aos vários governos que se sucederam, independentemente da cor política, apenas para satisfazer os seus interesses. A noite acaba com a descoberta do segredo que o caixão esconde e com os dois amigos a partirem na madrugada do dia em que a igreja vai ser implodida.

Nuno Júdice nasceu no Algarve. É professor Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989. Entre 1997 e 2004 desempenhou as funções de Conselheiro Cultural e Director do Instituto Camões em Paris. Muito conceituado e premiado poeta, o seu primeiro livro data de 1972.

Recebeu os mais importantes prémios portugueses: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis (1990) e da A. P. E. (1994).O seu romance Por Todos os Séculos recebeu o Prémio Bordalo da Casa da Imprensa e O Anjo da Tempestade o Prémio Fernando Namora.
Tem livros traduzidos em várias línguas.
Em 2009 assumiu a direcção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum