Diplomata, Vasco Ricardo

Opinião:
Terminei há pouco de ler "Diplomata" de Vasco Ricardo, anteriormente tinha lido do autor "A Trama da Estrela" e na altura referi que era um livro bastante interessante, mas com um toque juvenil. Com o Diplomata, temos uma narrativa e uma escrita completamente diferente, mais experiente, mais atenta e com o cuidado de fazer transparecer os sentimentos de cada personagem! Não que na obra "A Trama da Estrela" estes sentimentos não apareçam, mas nesta estes são mais fortes, mais sentidos, mais arrojados.

Em "Diplomata", o autor brinda-nos com dois tipos de narrativas diferentes! Por um lado temos a história do Diplomata, o homem político que luta pelos seus objectivos e conquistas, o homem que luta pela justiça (pela sua e pela do mundo) que tem a sua família que preza acima de tudo, mas que quer a sua vingança e que mais do que uma vingança busca a sua paz interior! Por outro lado temos uma outra narrativa que se diferencia da primeira e que diz respeito a lembranças da infância do Diplomata. 
Confesso que me deliciei com esta segunda narrativa, que é profunda e intensa e que nos faz transportar para dentro das palavras, que nos mostra o sofrimento de gente oprimida, descriminada, sofredora. Mostra-nos o medo como uma constante da vida, a sobrevivência como uma luta permanente e a ditadura como algo monstruoso!

Cada "episódio" de lembrança da infância do Diplomata (Gabriel) tem um encanto particular e muito triste. Encanto particular porque está escrito de forma sublime. Muito triste, porque apesar de estarmos a ler ficção é uma realidade que ainda existe e persiste e o autor soube transpor para o papel como se alguma vez a tivesse vivido. 

Como as duas narrativas que referi são diferentes, mas igualmente sólidas senti a necessidade de fazer uma pausa na leitura enquanto alternava entre uma e outra para melhor absorver a informação e apreciar as acções!

Esta foi uma excelente leitura. Aconselho!

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum