Este mês e com o apoio da Editorial Presença, temos um exemplar de "Querido Mundo"para sortearmos entre os participantes da rubrica de Novembro. Este é um relato de Bana Alabed que nos dá a conhecer a sua história e a do seu povo. 


Sinopse:
Quando Bana Alabed, uma menina de oito anos, acedeu ao Twitter para descrever os horrores da guerra na Síria, onde ela e a família viviam, as suas mensagens angustiantes emocionaram o mundo e deram voz a milhões de crianças inocentes.

A infância feliz de Bana foi subitamente interrompida pela guerra civil no país, quando tinha apenas três anos. Ao longo dos quatro anos seguintes, ela testemunhou diariamente os efeitos de bombardeamentos, a destruição e o medo. Esta aterradora experiência culminou no violento cerco de Aleppo em que Bana, os pais e os dois irmãos mais novos ficaram encurralados, com escasso acesso a alimentos, água, medicamentos e outros bens essenciais.

Escrito com as próprias palavras de Bana e incluindo cartas comoventes de Fatemah, sua mãe,Querido Mundo não é apenas um relato absorvente de uma família num país em guerra - é também um olhar único e pungente de uma criança sobre uma das maiores crises de sempre da Humanidade. Bana perdeu a sua melhor amiga, a escola que frequentava, o lar e a sua terra natal. Mas não perdeu a esperança - para ela e para todas as crianças do mundo que são vítimas e refugiadas de guerra e que merecem uma vida melhor.

Bana Alabed nasceu em 2009, em Aleppo, Síria. Tornou-se conhecida à escala global pelos tweets que escreveu durante o cerco de Aleppo, em 2016, e pelos seus apelos à paz e ao fim de todos os conflitos armados no mundo. As suas mensagens no Twitter granjearam-lhe legiões de admiradores por toda a parte ao transmitirem uma notável visão dos horrores diários infligidos à cidade, desde os ataques aéreos, à fome, à probabilidade de a família morrer. Em dezembro de 2016, Bana, os pais e os irmãos foram evacuados em segurança de Aleppo para a Turquia. Quando for grande, Bana gostaria de ser professora, como a mãe. O pai é advogado e ela tem dois irmãos mais novos, Noor e Mohamed. Querido Mundo é o seu primeiro livro.


Por aqui estamos a ler...



E agora, contem-me vocês, o que estão a ler???

29 comentários:

    On 27 novembro, 2017 Ana Marques disse...

    Esta semana estou a ler" Amor às Claras" de Laura Kaye.
    Boa semana e boas leituras!

     

    Bom dia,

    Por aqui a ler "Sinal de Vida" de José Rodrigues dos Santos


    Boa semana e boas leituras! :)

     

    Estou no início de Do Fundo do Coração, de Mary Higgins Clark. Não estou a gostar muito :/

     

    Bom dia!
    Continuo com o "Ao Fechar a Porta"
    Boa semana!
    Rita Carmo

     

    Comecei a ler "Pede-me o que quiseres, agora e sempre", de Megan Maxwell.

     

    Estou a ler "A Última Duquesa", de Daisy Goodwin.

     

    Bom dia! Estou a ler "O Pai" de Anders Roslund & Stefan Thunberg.
    Boa semana e boas leituras!

     
    On 27 novembro, 2017 Fabi disse...

    Leio em fuga

     

    Bom dia
    Estou a iniciar a leitura de "Os Despojados"
    de Ursula K. Le Guin

     
    On 27 novembro, 2017 Anónimo disse...

    Bom dia,
    estou mesmo a terminar "origem" de Dan Brown, finalmente!!
    Boa semana e boas leituras,

    Elisabete Cavaco

     
    On 27 novembro, 2017 M. disse...

    Olá :)

    estou a ler a "História da Farmácia" de João Rui Pitta.

    Boas Leituras,

    Mia Alex

     

    Olá, bom dia :)
    Continuo a ler "Imagina que não estou aqui" e estou a adorar.
    Uma boa semana!!!

     

    Boa tarde. Estou a ler o "Enigma da Mentira". Boas leituras.

     
    On 27 novembro, 2017 Bela disse...

    Boa tarde,
    Continuo com "O Homem de São Petersburgo" de Ken Follett
    Boas leituras

     

    A ler Nómada, de Stephenie Meyer. Estou a gosta apesar de ainda me faltar muito....

     

    Boa tarde, comecei a ler "Vitória A Jovem Rainha" de Daisy Goodwin. Boa semana e boas leituras.

     

    Olá
    A ler "6 de Abril 96" da Sveva Casati Modignani

    Boas leituras

     

    Por aqui estou a ler Irene de Pierre Lemaitre e Eu estive aqui de Gayle Forman. Boa semana com muitas leituras!

     

    Estou a ler o "O Último dos Nossos" =)

     

    Olá,
    Espero esta semana terminar de ler o terceiro livro da série O Chefe, "Noiva" de Abigail Barnette.
    ;)

     

    Olá,
    Leio "O Guardião Invisível", de Dolores Redondo.
    Boa semana e boas leituras.

     

    Olá, boa noite!
    Comecei a ler "A livraria dos destinos" de Veronica Henry no sábado, estou a gostar bastante!
    Boa semana e boas leituras!

     

    Continuo coma a leitura de Para Onde Vão os Guarda-Chuvas
    de Afonso Cruz .
    Boas leituras

     

    Boa noite, continuo com "The Fool's quest", de Robin Hobb e em grande expetativa com o que se vai passar. Boa semana!

     

    Olá! Continuo a ler A Filha Desaparecida de Jane Shemilt. Boa semana e boas leituras!

     

    De momento estou a ler "Archangel's Consort", de Nalini Singh.
    Boa semana e boas leituras :)

     

    Onde Cantam os grilos e estou a adorar :)

     

    Boa noite, estou a ler "De Amor e Sangue" de Lesley Pearse. Boa semana e boas leituras.

     

    Boas,

    De momento continuo a ler "A Jangada de Pedra" de José Saramago.

    Boas leituras! :)

     

Blogger Templates by Blog Forum